premiação Comemoração do Jubileu de Ouro do TCE Cerimônia de entrega da Medalha dos 50 anos da instituição fechou a programação de festividades

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/11/2018 09:05 Atualizado em:

Presentes enalteceram as cinco décadas de história do órgão fiscalizador do estado. Foto: Marina Curcio/ESP. DP
Presentes enalteceram as cinco décadas de história do órgão fiscalizador do estado. Foto: Marina Curcio/ESP. DP
Uma cerimônia que quase lotou os 240 lugares do auditório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) marcou o encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro da instituição, iniciadas no dia 15 de outubro com uma missa solene e corte de bolo. A solenidade que contou com a presença de personalidades do passado e do presente da esfera política e jurídica do estado foi marcada pela homenagem a 50 pessoas, de gestores e integrantes do corpo funcional, além de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário com a Medalha dos 50 Anos TCE. A cerimônia foi encerrada com o discurso do governador Paulo Câmara e a execução do Hino de Pernambuco pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã.

O Quinteto de Cordas abriu a solenidade tocando o Hino Nacional, seguido do pronunciamento do presidente do TCE-PE, Marcos Loreto, que fez um breve histórico da instituição e de sua passagem por ela até assumir a presidência. 

“É um privilégio e uma grande alegria presidir o TCE-PE no ano do seu cinquentenário, um instituição que só acrescenta a Pernambuco, uma instituição referência não só entre os seus pares, mas entre as instituições de todo o país, um celeiro de excelentes técnicos e de trabalhos com resultados efetivos para a sociedade pernambucana”, disse. 

Ao destacar a importância da construção do TCE-PE, Marcos Loreto pontuou a importância de homenagear quem ajudou a construir a história da instituição. “Sem haver a possibilidade de agradecer a todos, definimos cinquenta nomes que representam esses tantos construtores do TCE-PE”, disse, pouco antes de concluir seu discurso afirmando: “O que importa é trabalhar e contribuir para fortalecer o país e suas instituições democráticas”. Seguiu-se, então, uma sequência de entregas da Medalha dos 50 Anos TCE.

A solenidade foi encerrada com o pronunciamento do governador Paulo Câmara, servidor público concursado da instituição. “O TCE é uma referência nacional, o que faz pelo pioneirismo de muitas ações e pela correção com que exerce sua missão institucional”, afirmou. E concluiu seu discurso registrando ter “a satisfação de reconhecer que o TCE vem se preparando ao longo de décadas para ser cada vez mais ágil, mais ativo, mais colaborativo e mais vigilante em defesa do erário e da eficiência da gestão pública”. 

O Diario de Pernambuco esteve representado no evento pelo advogado Maurício Rands.

ESCULTURA
Ao final, foi entregue o certificado ao autor da obra Evolução, vencedora do concurso de esculturas para marcar o cinquentenário, de autoria do arquiteto Wandenkolk Walter Tinôco, inaugurada no pátio externo, e os participantes receberam o livro 50 Anos TCE-PE, de autoria do jornalista Inaldo Sampaio.

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.