Segurança Celpe lança ação para prevenir acidentes com rede elétrica na construção civil

Publicado em: 06/11/2018 09:45 Atualizado em:

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lançou, nesta semana, uma ação de prevenção de acidentes com a rede elétrica na construção civil. Em parceria com lojas de materiais de construção, equipes contratadas pela concessionária estão etiquetando produtos que serão utilizados em obras. Ao todo, serão utilizados 20 mil adesivos e mais de 16 mil etiquetas em armazéns dos bairros de Areias, Pina, Barro, Santo Amaro e Dois Unidos, na Região Metropolitana do Recife. A campanha deve se estender até dezembro deste ano.

Durante a ação, os atendentes das lojas também recebem orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, com materiais informativos sobre os perigos de construções em proximidade com a rede. De acordo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), a construção civil é atividade na qual mais acontecem acidentes envolvendo a rede elétrica no Brasil – na maioria dos casos, por falta de cuidados básicos tais como manter distância segura da rede, redobrar a atenção com barras de ferro, sarrafo e outros tipos de matérias metálicos (confira dicas de segurança abaixo). Depois da construção civil, os furtos de energia (o popular “gato”), seguido da instalação incorreta de antenas de TV, são os maiores causadores de acidentes com a rede elétrica no Brasil.

Para prevenir essas ocorrências, a Celpe mantém um programa permanente de ações nas comunidades, além de um trabalho educativo de divulgação de dicas de segurança nos meios de comunicação e nas contas de luz, palestras em escolas e canteiros de obras e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes nos principais eventos culturais do estado.

Dicas de segurança com rede elétrica na construção civil:

· Na hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste;

· Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos;

· Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

· Sempre use os equipamentos de segurança;

· Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida;

· Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material.

· Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: sempre verifique a altura do caminhão em relação a rede;

· Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;

· Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116 da Celpe.

· Acesse www.vamosdarumbasta.com.br para conferir mais dicas de segurança.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.