DP Empresas Mais um complexo hospitalar para pets na Zona Norte O centro de cuidados Animalis, que será inaugurado no dia 15 de setembro em Casa Forte, recebeu investimento de R$ 400 mil e terá 500 metros quadrados

Por: Thatiana Pimentel

Publicado em: 02/09/2018 13:00 Atualizado em: 31/08/2018 16:32

Ideia do espaço é minimizar estresses 
de atendimentos médicos como misturar as espécies de animais 
na sala de espera. Foto: Animalis/Divulgação
Ideia do espaço é minimizar estresses de atendimentos médicos como misturar as espécies de animais na sala de espera. Foto: Animalis/Divulgação

Um novo complexo hospitalar voltado para cães, gatos e animais silvestres será inaugurado no Recife no próximo dia 15 de setembro. Desta vez, o bairro escolhido foi o de Casa Forte que receberá a Animails, centro de cuidados com 500 metros quadrados, comandado por Maria Cristina Coelho, doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O investimento é de R$ 400 mil e engloba a instalação de um bloco cirúrgico com duas salas de cirurgia, sala de recuperação e sala de medicação pré-operatórios, espaço de banho e tosa com divisão para cães e gatos, pet shop com produtos de farmácia veterinária, sala de espera para silvestres, gatos e cães, ambulatório, laboratórios de diagnóstico por imagem, laboratório de patologia e unidade de terapia intensiva. Como diferencial, um café próprio, espaço ecumênico, um auditório para palestras e estudos de casos.

Para Maria Cristina, com o novo complexo, Pernambuco chega mais perto de se consolidar como polo veterinário do Nordeste. "A gente já atende na nossa clínica pacientes que vêm de Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. O que muitos procuram é a qualificação dos profissionais daqui, porque temos cursos de destaque na região, então, com a ampliação do mercado, estamos reforçando essa vocação", afirma. Segundo a gestora e veterinária, o conceito da Animalis é bem estar sem dor. "Nossa ideia é tratar o animal como um todo minimizando estresses de atendimentos médicos como, por exemplo, misturar as espécies na sala de espera, oferecendo enriquecimento ambiental para que nenhum paciente fique entediado, buscar um espaço arborizado, com harmonia, que possa contribuir na recuperação dos animais e oferecer uma rede de médicos completa", comenta.

Maria Cristina tocará o empreendimento ao lado dos filhos Helena e Felipe. Foto: Animalis/Divulgação
Maria Cristina tocará o empreendimento ao lado dos filhos Helena e Felipe. Foto: Animalis/Divulgação

Por isso mesmo são quase 10 especialidades ofertadas como cardiologia, dermatologia, oftalmologia, fisioterapia, geriatria, oncologia, homeopatia e a medicina tradicional chinesa com acupuntura e heike. "Teremos atenção especial para animais tratando tumores. Essa parte evoluiu muito. Antes, quando o animal tinha um câncer geralmente a opção era eutanásia, hoje, temos cirurgias oncológicas e de reconstrução que conseguem aumentar a vida e dar maior qualidade ao dia a dia de cachorros e gatos", enfatiza Maria Cristina. Com 25 funcionários, sendo 20 médicos, a gestora adianta que a primeira expansão da Animalis já está programada. "Temos um terreno anexo que iremos preparar para hospedagem e adestramento. Este ano, porém, vamos focar nesse complexo de saúde e cuidados", finaliza. O empreendimento ficará na Estrada do Encanamento. Junto à Maria Cristina, seus filhos, Helena e Felipe Coelho.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.