Natureza Poço da Panela recebe o primeiro 'transplante urbano' do Recife Praça montada especialmente para a Casa Cor foi realocada para o espaço público às margens do Rio Capibaribe

Publicado em: 11/02/2019 09:39 Atualizado em: 11/02/2019 09:55

Espaço público foi inaugurado nesse domingo. Foto: Facebook/Reprodução.
Espaço público foi inaugurado nesse domingo. Foto: Facebook/Reprodução.
Às margens do Rio Capibaribe, no bairro do Poço da Panela, Zona Norte do Recife, um jardim comunitário construído a partir de um trabalho coletivo de moradores ganhou o primeiro "transplante urbano" da cidade. Batizado de Jardim Secreto, o espaço surgiu a partir da iniciativa conjunta de moradores do bairro e foi inaugurado nesse domingo (10).

O "transplante" aconteceu a partir da realocação de uma praça que havia sido montada para a Casa Cor de 2018. O projeto inclui bicicletários, bancos em curva, lixeiras e um espaço equipado com carregadores movidos a energia solar. Os equipamentos foram removidos de local para o outro e será cuidado pelos moradores e vizinhos do jardim. A área ganhou ainda um palco, que recebeu a doação de uma rosa dos ventos em seixos, feita pelo artista Rodrigo D’Amorim Cavalcanti.

Atividades físicas marcaram a inauguração da área. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
Atividades físicas marcaram a inauguração da área. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação.
A área onde hoje funciona o Jardim Secreto era um terreno baldio. "Vemos o resultado da mobilização de uma comunidade para transformar o lugar em que vive e isso está acontecendo em outros bairros da cidade. No Jardim Secreto, um terreno baldio foi transformado em área de convivência. São mais pessoas nas ruas, cuidando da cidade e convivendo com o bairro e com os espaços públicos", ressaltou o prefeito do Recife, Geraldo Julio, na inauguração.

O secretário municipal de Inovação Urbana, Túlio Ponzi, enfatizou que a iniciativa dialoga com projetos urbanos da cidade, como o Recife 500 anos e o Parque Capibaribe. "São  mais de 3 mil metros quadrados à margem do Capibaribe que estão sendo devolvidos para cidade", afirmou.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.