Aniversário Hospital Português chega aos 163 anos Solenidade de comemoração será no próximo dia 12, com presença do ministro da Saúde, Gilberto Occhi

Publicado em: 06/09/2018 10:13 Atualizado em: 06/09/2018 10:16

Imagem: Arquivo/DP
Imagem: Arquivo/DP

O maior complexo hospitalar do Norte/Nordeste, o Real Hospital Português (RHP), comemora seus 163 anos com o anúncio dos investimentos feitos em 2018, que compreendem tanto a ampliação da estrutura física quanto a aplicação de novas tecnologias. No primeiro semestre, por exemplo, foi inaugurado o edifício Santo Antônio, que abriga em sua estrutura o maior parque de hemodiálise de Pernambuco, serviços de Nefrologia, além de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), hospital dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial) e enfermarias com foco nos transplantes de rim, coração, medula óssea e fígado.

Ontem, o vice-provedor do Real Hospital Português Joaquim Amorim visitou a redação do Diario de Pernambuco para convidar o vice-presidente institucional Lauro Gusmão e a vice-presidente de conteúdo Brites Caminha a participar da solenidade pelos 163 anos do RHP. O evento acontece no próximo dia 12, das 8h às 13h, dentro do complexo hospitalar, no Paissandu.

Entre as atividades de comemoração, está prevista a distribuição de donativos no ambulatório Maria Fernanda e a celebração de uma missa de Ação de Graças, conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e do capelão do RHP, Frei Paulo Sérgio. Já às 10h, haverá uma sessão solene no Salão Nobre do Real Hospital Português, sob o comando do provedor Alberto Ferreira da Costa e diretoria. Neste ato, são esperadas várias autoridades, com presenças confirmadas do Ministro da Saúde Gilberto Occhi e do prefeito do Recife, Geraldo Julio.

O renomado cirurgião do aparelho digestivo Joaquim Gama, professor da Faculdade de Medicina da USP, será o orador e falará sobre “A Instituição Hospitalar como Cristalizadora da Solidariedade Humana - História e Importância na Modernidade”. As festividades serão encerradas com um coquetel na biblioteca do complexo.

Segundo o vice-provedor da instituição, Joaquim Amorim, o parque tecnológico está sendo ampliado com a aquisição de novos equipamentos. Entre eles, duas ressonâncias magnéticas ultramodernas, mais dois PET-Scans, aparelhagem de ponta para diagnóstico e estadiamento do câncer, além de um acelerador linear para radioterapia.

Os investimentos na área de tecnologia ultrapassam os R$ 25 milhões. “Estamos sempre buscando inovação para oferecer o melhor aos nossos pacientes. E nossos esforços também caminham no sentido de garantir uma assistência de qualidade e segura, com padrão de atendimento validado pela organização internacional JCI (Joint Commission International”, ressalta o provedor do RHP, Alberto Ferreira da Costa. 

Outro destaque é a Escola de Saúde do Real Hospital Português, que vai funcionar no prédio anexo ao Gabinete Português de Leitura, na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, centro do Recife. A unidade de ensino vai oferecer, num primeiro momento, um curso técnico de enfermagem mas, segundo Amorim, em breve vai abrir um curso superior também nessa área da saúde.

“Hoje um dos principais problemas no Recife é a falta de mão de obra de qualidade. E objetivo dessa escola é trazer um nível de excelência que o RHP espera de seus profissionais”, justifica Joaquim Amorim. As atividades estão previstas para começar ainda neste semestre. Segundo o vice-provedor, a escola está na fase final de habilitação junto à Secretaria estadual de Educação. Informações sobre valores, currículo acadêmico e estrutura podem ser obtidas através do telefone 3416.8095. 
 
Saiba mais

Números do Real Hospital Português
145 mil m² de área construída
850 leitos hospitalares
1,2 mil médicos
5,6 mil funcionários
15 mil atendimentos de emergência/mês
2,5 mil internamentos/mês
1,4 mil cirurgias/mês
28 mil atendimentos beneficentes/mês
9 prédios formam o complexo hospitalar do RHP no Paissandu
1 Unidade avançada em Boa Viagem
1 Escola de Saúde
1 Centro de lazer em Aldeia
Fonte: Assessoria de comunicação do RHP


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.