• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Ganhe o Mundo Atletas dão a largada para ganhar o mundo Programa levará a outros países em agosto a primeira turma de estudantes que se destacaram no esporte e nas salas de aula

Publicado em: 29/06/2015 05:20 Atualizado em: 09/07/2015 22:41

Atletas pernambucanos também terão a chance de trocar experiências no exterior. Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press
Atletas pernambucanos também terão a chance de trocar experiências no exterior. Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press
Jovens atletas da rede estadual de ensino de Pernambuco terão a oportunidade de treinar em centros esportivos de excelência no exterior. O sonho será possível graças ao Programa Ganhe o Mundo Esportivo, lançado neste mês de junho pelas secretarias de Educação e de Turismo, Esportes e Lazer, nos mesmos moldes do já consolidado programa de intercâmbio internacional Ganhe o Mundo. O primeiro grupo de estudantes beneficiados partirá em agosto para uma temporada de seis semanas em Québec e Montreal, no Canadá.

Os 11 competidores de judô (2) e atletismo (9) foram selecionados entre estudantes de 14 a 17 anos, participantes do bolsa-atleta, que tiveram expressivos resultados nas suas respectivas modalidades nos últimos 12 meses. Mas para conquistarem o direito de viajar, eles precisaram de mais que isso. Tiveram que atingir a média mínima de 6 nas disciplinas de Português e Matemática no ano de 2014, provando que também são bons alunos.

“Esse projeto visa incentivar os atletas a terem um bom desempenho não só nos esportes, como também na escola, para terem a oportunidade de treinar em um centro esportivo de excelência e aprenderem uma nova língua. Nessa primeira edição, tivemos casos de alunos que são destaque nos esportes, mas não tinham média suficiente para participar. A iniciativa é um estímulo, mostrando que vale a pena estudar”, explica Felipe Carreras, secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer.

A estadia dos pernambucanos no Canadá será dividida entre a sala de aula e os treinos em um dos mais conceituados centros esportivos do mundo. Os recifenses Leonardo D'Agostin e Sarah Petra, atletas de judô, vão treinar no Complexo Nacional de Treinamentos do Canadá, o Parc Olympique, na cidade de Montreal. A dupla ficará sob o comando de dois dos maiores nomes do judô mundial - Nicolas Gill e Janusz Pawlowski, medalhistas olímpicos e campeões mundiais.

Já os representantes do atletismo - Erycles Lindomar, de Petrolândia; Gabriel Nascimento e Gleyce Kelly, de Abreu e Lima; Yasmim Gomes, do Recife; Thiago Caffé, de Petrolina; Janaína Rodrigues e Ingrid Iohanna, de Ouricuri; Lucas Vinícius, de Bodocó; e Adrija Laila, de Ipubi -, vão treinar no Instituto Nacional de Esportes da Universidade de Québec, sob a coordenação de Felix Antoine, considerado o melhor técnico da modalidade do Canadá.

Os selecionados passarão por um curso intensivo de Inglês. No país de destino, eles receberão uniformes, hospedagem e alimentação em casas de família, aulas de aperfeiçoamento em Inglês, seguro saúde e um apoio financeiro, como no Ganhe o Mundo. A versão esportiva do programa deverá ser ampliada de acordo com o desempenho dos atletas da rede pública estadual de ensino.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.