Literatura Pernambucano Cleyton Cabral lança livro de contos ambientados em cômodos de uma casa Ele apresenta histórias a partir do desenho de uma construção residencial com jardim, varanda, sala, quarto, cozinha e banheiro, formando sensações específicas para cada cômodo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/03/2019 08:29 Atualizado em:

Foto: Alex Ribeiro/Divulgação
Foto: Alex Ribeiro/Divulgação

Cleyton Cabral é um escritor que produz com urgência, usando da aparente simplicidade para criar narrativas que oferecem muito em pouquíssimas linhas. É o caso do novo livro, Planta Baixa, lançado nesta sexta-feira (15), em evento no Gabinete Português de Leitura, no Recife. Na obra, ele apresenta histórias a partir do desenho de uma construção residencial com jardim, varanda, sala, quarto, cozinha e banheiro, que vão se juntando e formando uma unidade de sensações específicas para cada cômodo de uma casa imaginária. Os contos se adensam conforme os ambientes explorados.

No jardim, estão as histórias mais leves, com o olhar, por vezes, infantil sobre o mundo. Na varanda, os personagens são pré-adolescentes. "Toda vez que Aninha passa, meu negocinho cresce", diz um trecho. Na sala, as pessoas são apresentadas de forma mais densas. Entrando no quarto, as emoções vão se intensificando e aumentando o clima íntimo. Muitos pelo viés sensual, como no conto Caspas, que apresenta um jogo amoroso durante um jantar. Mas não apenas o aspecto sexual está presente. Carta para papai Noel, por exemplo, é sobre a mulher que fica esperando o bom velhinho para ter um final de ano mais feliz no barraco onde mora com a família. A cozinha mostra os personagens transitórios e complexos. Já no encerramento do livro, o banheiro representa justamente os textos mais obscenos da obra.

Alguns textos são curtos ou curtíssimos, de apenas três palavras, tiradas rápidas de assuntos corriqueiros. É o homem que tem desejo pela secretária eletrônica ou o amor de uma mulher pelo marido presidiário. As histórias refletem, sobretudo, as cenas cotidianas, emoções, sentimentos e descobertas, através da matéria-prima da palavra. Isso tudo com enredos rápidos em primeira pessoa, por um narrador flutuante, que fala olhando para frente. Assim como um ator voltado para a plateia.

Cleyton, que atua com desenvoltura por várias áreas criativas, seja nos textos de teatro (interpretando a própria criação), nos livros infantis ou nos contos adultos, mostra com este trabalho que não está nesse mundo para brincadeira, mas que a gente lê com alegria.

SERVIÇO
Lançamento do livro de contos Planta baixa, com a presença do autor Cleyton Cabral
Onde: Gabinete Português de Leitura (Rua do Imperador II, 290, Santo Antônio)
Quando: nesta sexta-feira (15), a partir das 19h
Valor do livro: R$ 40,00


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.