carnaval Conheça as músicas que prometem no carnaval 2019

Por: Adriana Izel - Correio Web

Publicado em: 28/02/2019 08:50 Atualizado em:

Anitta, que lançou faixa com J. Balvin, deve estar entre as artistas mais tocadas do carnaval 2019 por ter três canções na disputa. Foto: Ricardo Muniz/Divulgação
Anitta, que lançou faixa com J. Balvin, deve estar entre as artistas mais tocadas do carnaval 2019 por ter três canções na disputa. Foto: Ricardo Muniz/Divulgação
Às vésperas do carnaval, que começa oficialmente no sábado (apesar dos agitos já terem invadido praticamente todo o país), novas músicas despontam como candidatas às canções que serão as mais executadas do período momesco. As funkeiras Anitta e Ludmilla e o trio brega-funk MC Loma e as Gêmeas da Lacração estão entre os nomes que entraram na disputa de última hora e prometem desbancar o, até então, domínio da faixa Jenifer, de Gabriel Diniz, música de setembro que ficou entre as mais tocadas ao longo do verão e levou o artista ao estrelato além das barreiras do forró e do sertanejo.

A cantora Anitta tem tudo para estar entre as artistas mais tocadas da folia. Depois de no ano passado ter emplacado o hit Vai malandra, agora a carioca de Honório Gurgel, que se apresenta hoje no Carnaval no Parque em Brasília, vem com três canções que devem estar entre as mais cantadas na folia: Terremoto, gravada com MC Kevinho; Bola rebola, parceria com Tropkillaz, J. Balvin e MC Zaac; e a recém-lançada Favela chegou, com Ludmilla.

Criticada por parte do público, Terremoto figura na sétima posição na lista Top 50 Viral Brasil, do Spotify, tem mais de 70 milhões de visualizações no YouTube e bomba na internet com o #TerremotoChallenge, em que o público tenta reproduzir a coreografia. 

Lançada na semana passada, Bola rebola assumiu a primeira posição no streaming e o clipe no YouTube já tem mais de 19 milhões de views. A expectativa é de que a faixa possa trilhar um caminho semelhante a Vai malandra, que acumula mais de 338 milhões de visualizações. Já Favela chegou, divulgada ontem, marca o primeiro single do primeiro DVD de Ludmilla. A mistura de duas funkeiras de destaque não deve passar batida e já entra na disputa dos hits do carnaval de 2019.

Quem também apareceu para acrescentar e acirrar a disputa foi o trio MC Loma e as Gêmeas da Lacração, conhecido no ano passado com o hit “orgânico” do carnaval, Envolvimento, divulgado na internet sem qualquer apoio de gravadora. Depois de um período afastadas dos palcos, as meninas divulgaram Malévola. Nas redes sociais, os fãs das pernambucanas decretaram que “elas salvaram o carnaval”. O clipe oficial já tem mais de 7 milhões de visualizações e aparece em segundo lugar na playlist de carnaval do influencer digital Hugo Gloss.

Escolha nas ruas
Mas qual será o hit mesmo do carnaval? Essa é uma pergunta que a cada ano fica mais difícil de responder. E os motivos são vários. A começar pela expansão do carnaval que, durante muitos anos, ficava concentrado em Salvador, e no Rio de Janeiro, locais onde havia um domínio da axé music e do samba, respectivamente. Agora diferente cidades do Brasil também estão entre as localidades da folia, como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o que amplia, também, os gêneros dominantes. Se antes o axé music era o líder do carnaval, agora o funk, o sertanejo e outros estilos musicais passaram a dividir esse espaço e disputar de igual para igual a preferência do público e dos artistas durante a folia.

Ao Correio, a cantora brasiliense Adriana Samartini, que está entre as atrações do Carnaval no Parque e é conhecida por ser a madrinha do bloco pós-carnavalesco Adocica, reforça esses pontos. “Já me fizeram essa pergunta e tenho certeza de que Jenifer é uma música que está bombando e será muito executada. Porém, como o carnaval é uma festa de rua, o hit vem muito do povo. Aposto que Jenifer será muito tocada, mas teremos muitas surpresas ainda”, afirma. 

“Percebo Open bar, do Parangolé, muito forte em Salvador. Muitas bandas estão tocando, até o Harmonia do Samba tocou no pré-carnaval em Brasília. Mas também acho que Ivete Sangalo vai surpreender. Ela lançou algumas músicas, como Teleguiado e Lambada (Corpo molinho), com Claudia Leitte, e ela não costuma passar despercebida no carnaval”, diz a brasiliense. E ainda completa: “O carnaval é um período de descoberta. Uma boa coreografia viraliza e vira um hit. É na rua mesmo (que sai o hit). São as pessoas que vão decidir. Quem decide o sucesso é o povo”. E o desafio está lançado. 

O que deve bombar
Jenifer (Gabriel Diniz)
Teleguiado (Ivete Sangalo)
Open bar (Parangolé)
Crush blogueirinha (Léo Santana)
Piscininha amor (Whadi Gama)
Só depois do carnaval (Lexa)
Hoje eu vou parar na Gaiola (MC Livinho e Rennan da Penha)
Bola rebola (Tropkillaz, Anitta, J. Balvin e MC Zaac)
Terremoto (Anitta e MC Kevinho)
Favela chegou (Anitta e Ludmilla)
Malévola (MC Loma e as Gêmeas da Lacração)
Saudade (Claudia Leitte)
É rave que fala né (MC Hollywood e MC Kevinho)
Seu crime (Pabllo Vittar) 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.