Cinema Filme francês Paris 8, inédito no Recife, é exibido no São Luiz O longa-metragem de Jean-Paul Civeryac integrou a seleção oficial do 68º Festival de Berlim, em 2018

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/02/2019 15:31 Atualizado em:

Longa acompanha o estudante de cinema Etienne. Foto: Paris 8/Divulgação
Longa acompanha o estudante de cinema Etienne. Foto: Paris 8/Divulgação

O filme Paris 8 (Mes Provinciales, 2018), do cineasta francês Jean-Paul Civeryac, será exibido pela primeira vez no Recife neste sábado, a partir das 16h05. A sessão é realizada pela faculdade AESO Barros Melo e será seguida de um debate com o professor, jornalista e crítico de cinema Luiz Joaquim. O longa-metragem integrou a seleção oficial do 68º Festival de Berlim, em 2018.

"A obra escolhida é detentora de uma inteligência cinematográfica e humana comovente, sendo atrativa não apenas a estudantes, mas a qualquer interessado por um cinema que tira o espectador de sua zona de conforto intelectual", diz o professor.

SINOPSE
O título original ("meus interioranos", numa tradução livre) remete mais diretamente ao protagonista Etienne (Andranic Manet), que sai de sua terra natal, Lyon, para estudar na capital francesa. No curso, ele fica amigo de Jean-Noël (Gonzague Van-Bervesseles) e do misterioso Mathias (Corentin Fila), colegas com quem divide o amor e as inquietações pelo cinema.

Ao longo do curso, Etienne vai se dando conta de um outro universo sobre aquilo que acreditava ser competente, o que o faz colocar em perspectiva alguns aspectos artísticos, sociais e mesmo amorosos em função e a partir do cinema. É a história de formação (não apenas acadêmica) de um jovem pelo qual o diretor e roteirista Civeyrac empregou, ele próprio, o melhor do que a Nouvelle Vague soube tão bem aplicar quando o assunto é as incertezas que a própria arte estabelece ao artista.

SERVIÇO
Sessão AESO exibe Paris 8, de Jean-Paul Civeryac
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Recife)
Quando: sábado (23), às 16h05
Quanto: R$ 10, R$ 5 (meia)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.