Teatro Janeiro de Grandes Espetáculos leva apresentações gratuitas para Camaragibe Serão encenados espetáculos de teatro adulto, infantil, música, dança e leitura dramatizada

Publicado em: 04/02/2019 18:05 Atualizado em: 04/02/2019 18:08

Inka Clown Show da Cia. Circo Rebote. Foto: JGE/Divulgação
Inka Clown Show da Cia. Circo Rebote. Foto: JGE/Divulgação

O 25º Janeiro de Grandes Espetáculos chega em Camaragibe em programação paralela às atrações do Recife. Com dez produções gratuitas, os espetáculos são de teatro adulto, infantil, música, dança e leitura dramatizada. Além de Pernambuco, companhias de Brasília estão no roteiro (na programação do Festival de Teatro Brasileiro). As apresentações no município começam nesta terça-feira (5 de fevereiro) e segue até o dia 9 de fevereiro. A peça Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá abre a agenda, às 19h, no Pátio Externo do Casarão de Maria Amazonas - Engenho Camaragibe. A entrada é gratuita, e os convites serão distribuídos uma hora antes da sessão. A obra narra a história real da portuguesa Branca Dias e de sua luta fiel à fé judaica, desafiando a Santa Inquisição em Portugal, que lhe rendeu uma passagem pelo cárcere, e o preconceito e intolerância no Brasil na aurora da colonização (primeira metade do século XVI).

Confira a programação completa:

Terça-feira 05/02:

Senhora de engenho entre a cruz e a Torá
Cia. Popular de Teatro de Camaragibe/PE
19h - Pátio Externo do Casarão de Maria Amazonas - Engenho Camaragibe
O espetáculo narra a trajetória da judia Branca Dias, figura emblemática do Brasil quinhentista que, fugida da inquisição em Portugal, chega à capitania de Pernambuco em 1554 e encontra um engenho de cana-de-açúcar inóspito, com hábitos rudimentares, com seu esposo vivendo uma nova vida e o desafio de resgatar e promover sua fé, frente a todas as adversidades da época.

Quarta-feira 06/02:

Inka Clown Show
Cia. Circo Rebote/BSB
9h30 - Escola Municipal Santa Teresa - Bairro Céu Azul
Inka Clown é um palhaço latino-americano que vem das mais altas terras da América para mostrar o que traz na sua maleta: uma porção de surpresas que garantem o riso e a diversão. Tudo acompanhado de acrobacias, equilibrismo e truques, com a presença da Lhamita, uma lhama acrobata de brinquedo.

Nem janeiro nos separa
Cia. Vivarte de Teatro de São Lourenço da Mata/PE
17h - Praça de Coimbra - Bairro Centro
O espetáculo traduz o amor do escritor Antônio Firmino pelos ciclos natalino e carnavalesco, com a beleza e força dos ritmos que embalam essas tradições e a cultura viva de um povo. Entre as presepadas de Catirina, Mateus e Ambrósio, está um colorido de arcos e fitas, o encanto dos blocos carnavalescos e um boi brincante unidos pelo mês de janeiro.

25 anos de Munganga
MC Produções/PE
19h30 - Clube Guarany - Bairro Vila da Fábrica
Uma coletânea de tudo o que os atores Ivan Leite e José Brito fizeram ao longo de 25 anos de estrada, interpretando em territórios nacionais e de reconhecimento internacional a famosa dupla folclórica nordestina Mateus e Catirina. É um misto da ingenuidade do século passado com a força do atual, resgatando esse brinquedo da nossa cultura popular.

Quinta-feira 07/02:

O território sagrado da infância
Turma do Brinquedançar/PE
9h30 - Escola Municipal São José - Vera Cruz, km 10
O território sagrado da infância se propõe a revisitar a espontaneidade, originalidade e memória sensível, criativa daqueles que, diante da cultura comportamental da sociedade do século XXI, desejam “ganhar tempo”. O projeto provoca o espectador a refletir a respeito do retrato da sua infância.

Senhora de engenho entre a cruz e a Torá
Cia. Popular de Teatro de Camaragibe/PE
19h - Sesc Ler São Lourenço da Mata

O discurso do rato - Alexandre Guimarães
19h30 - Clube Guarany - Bairro Vila da Fábrica

Sexta-feira 08/02:

A fuzarca
Grupo Teatral Risadinha
17h - Rua Elisa Cabral – Centro
Uma folia cômica e poética que conta a história de três mendigos-palhaços que vivem de pedir esmolas. Tudo muda quando um dia o mendigo-palhaço-chefe resolve formar uma trupe circense e encenar um espetáculo. Está armada a fuzarca, um convite a uma divertida e poética reflexão sobre os moradores de rua, com música executada ao vivo.

Um minuto para dizer que te amo
Grupo Matraca de Teatro/PE
19h30 - Clube Guarany - Bairro Vila da Fábrica
A história de Lúcio, um pianista que, ao voltar de uma longa viagem, passa a enxergar toda a felicidade e o sofrimento que viveu no lar. Amor, amizade e dedicação permeiam o universo de duas mulheres: a mãe de Lúcio e sua cuidadora, que, através da música, traz de volta as lembranças. Ao mesmo tempo, acontece o encontro de pai e filho - no mesmo espírito de amor e tolerância, através dos conflitos, mapeiam-se as cenas que são marcadas pelo Alzheimer, num processo em que juntos consolidam uma trajetória de vida, memória, narrativa e morte.

Show de Geraldo Maia
20h30 - Clube Guarany - Bairro Vila da Fábrica
Espetáculo musical no qual o cantor Geraldo Maia interpreta alguns dos grandes sucessos de Nelson Gonçalves, uma das maiores vozes de todos os tempos da canção brasileira. No repertório, pérolas da MPB, como Fica comigo esta noite, A deusa da minha rua e A volta do boêmio.

Sábado 09/02:

Brincadeiras da humanidade ao frevo
Brincantes nas Ladeiras
10h- Mercado Público - Centro
Através de brincadeiras populares do imaginário infantil, o espetáculo revive o carnaval de rua, com dança e música.

SERVIÇO
25º Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival de Artes Cênicas e Música de Pernambuco
Quando: De 8 de janeiro a 14 de fevereiro de 2019 
Ingressos: no www.ingressorapido.com.br  
Informações e programação completa: www.janeirodegrandesespetaculos.com 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.