Teatro Visita interativa ao Teatro Santa Isabel conta história do equipamento cultural O projeto Proscenium!, um 'teatro-jogo mágico', chega ao Janeiro de Grandes Espetáculos

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/01/2019 11:32 Atualizado em:

O público é convidado a sair da plateia e é levado para conhecer os bastidores do teatro. Foto: Wesley D´Almeida/PCR
O público é convidado a sair da plateia e é levado para conhecer os bastidores do teatro. Foto: Wesley D´Almeida/PCR

A história do longevo Teatro de Santa Isabel, com 168 anos de existência, será apresentada gratuitamente nesta terça-feira (22), dentro da programação do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, no projeto Proscenium!, uma espécie de "teatro-jogo mágico". Dividido em duas sessões, às 15h e às 18h, remonta a história do equipamento cultural em uma visita lúdica guiada pelo elenco. O público é convidado a sair da plateia e é levado para conhecer os bastidores do teatro, numa sessão com duração em torno de uma hora e meia. Os interessados devem realizar agendamento prévio enviando um e-mail para teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com. 

"É uma experiência sensorial e dramatizada com base em jogos de RPG. Eles podem explorar cômodos que normalmente não se tem acesso, como os camarins e o porão”, explica o diretor-geral Célio Pontes. A experiência teatro-jogo envolve cerca de 15 personagens, que vão da atriz ao pipoqueiro da frente do teatro. Célio explica que os jogadores são envolvidos nessa trama e se dividem em três grupos para resolver problemas que a narrativa propõe, começando logo na entrada perto da bilheteria. “É um projeto transdisciplinar enquanto projeto de arte-educação, mas é também um belo espetáculo, porque ele convida o público a não só assistir, como comumente se assiste a espetáculos performáticos de artes cênicas, mas também a interagir, participar e atuar também na condução da narrativa da história.”

O espetáculo Proscenium! foi criado dentro do Teatrando!, projeto de arte-educação patrimonial idealizado pela Prefeitura do Recife. A temporada 2018, que inicialmente seria de cinco meses, durou oito devido à boa aceitação do público. Neste ano, a nova leva de apresentações começa logo após o carnaval e vai até junho, com algumas modificações de aprimoramento da experiência, como novos figurinos e cenas. O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. A direção musical é de André Freitas e o enredo é assinado por Analice Croccia, Quiercles Santana e Célio Pontes. Os dois últimos também assumem a direção-geral do espetáculo.

NARRATIVA
A peça conta a história de fantasmas que habitam no Teatro de Santa Isabel e vivem um looping temporal, fazendo eles reviverem constantemente a tragédia do incêndio que ocorreu no equipamento em 1859. Diante dessa problemática, eles resolvem convocar jovens aventureiros do presente para, juntos, resolverem essa questão com a ajuda de três deusas protetoras do teatro. Para isso, será necessário formar grupos de caçadores, sábios e poetas, que, através de narrativas paralelas, tentarão evitar essa tragédia. 

No jogo, devido ao looping temporal, o teatro vem enfrentando, ao longo do tempo, perda de público. Essa realidade faz com que os fantasmas procurem soluções e administrem recursos para que acabe com esse afastamento. “Os grupos, formados pelo público, se encontram com os personagens, exercitam a capacidade de argumentação, experimentam atividades artísticas e conhecem um pouco da história do Teatro de Santa Isabel”, explica Célio.
 
Serviço
Espetáculo Proscenium!
Quando: terça-feira (22), às 15h e às 18h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233, Santo Antônio, Recife) 
Quanto: gratuito (inscrições pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com)
Informações: (81) 3355-3322



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.