literatura Jornalista pernambucano lista grandes divas do jazz em novo livro Washington França lança Elas Cantam e Tocam Jazz, neste sábado, no Recife

Por: Caio Ponciano

Publicado em: 07/12/2018 14:28 Atualizado em: 07/12/2018 14:36

Autor já tem dois livros publicados sobre o jazz. Foto: Nina Xará/Divulgação
Autor já tem dois livros publicados sobre o jazz. Foto: Nina Xará/Divulgação


Comandar o programa de rádio Recital de jazz, na Rádio Universitária, durante 42 anos fez com que o jornalista pernambucano Washington França se tornasse um amante declarado desse gênero musical. Em 2015, ele lançou o livro Louis Armstrong - Cidadão do jazz e, no ano seguinte, publicou a obra Vou te contar, sobre a vida do maestro Tom Jobim. Desta vez, em sua terceira publicação independente, decidiu escrever sobre as mulheres, as divas que fizeram história no jazz e também a respeito das que ainda estão em atividade. 

Entre as quase 200 cantoras citadas no livro Elas cantam e tocam jazz, pode-se destacar Billie Holiday, Sarah Vaughan, Nina Simone e as mais jovens Diana Krall, Norah Jones e Madeleine Peyroux. O trabalho será lançado neste sábado (08), a partir das 15h, em evento no Vicalli - Vinho Café Livros, em Boa Viagem. Depois de lançar os dois primeiros livros, o autor percebeu o extenso número existente de cantoras de jazz e decidiu pesquisar mais sobre o tema.

“As obras das cantoras internacionais trazem muito da bossa nova. A maioria das artistas tem discos lançados com músicas de Tom Jobim. Mas, apesar da bossa nova, elas têm origem mesmo no jazz, por isso que eu apresento neste livro cantoras de países pouco divulgados no Brasil e as mais variadas histórias pelas quais elas são responsáveis”, conta o escritor. 

Livro Elas Cantam e Tocam Jazz. Foto: Divulgação
Livro Elas Cantam e Tocam Jazz. Foto: Divulgação

Sobre o processo de pesquisa e produção, Washington relata que foi trabalhoso pela bagagem carregada pelas artistas. “No início da era jazzística, principalmente nos Estados Unidos, as mulheres tiveram um papel importantíssimo na música. São muitas variedades de performances, não somente das cantoras norte-americanas e canadenses, mas das brasileiras também, como é o caso de Elis Regina e Sylvia Telles”, revela. 

Além de radialista, Washington é formado em desenho pela Escola de Belas Artes do Recife (atual Centro de Artes da UFPE). Os seus livros apresentam ilustrações feitas por ele mesmo com caneta esferográfica, lápis e pincéis atômicos, mantendo o realismo da base fotográfica. Os interessados em adquirir as obras podem entrar em contato através da página do autor no Facebook.

Serviço
Lançamento do livro Elas cantam e tocam jazz, de Washington França
Quando: sábado (08), a partir das 15h
Onde: Vicalli - Vinho Café Livros (Rua Maria Carolina, 574 - Boa Viagem)
Preço: R$ 80


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.