Cinema Palestra gratuita no Recife discute o som nas obras audiovisuais O diálogo será baseado no novo livro do professor Rodrigo Carreiro, que lista todas as etapas da cadeia produtiva do som e do audiovisual

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/11/2018 09:41 Atualizado em: 29/11/2018 15:04


Autor do livro O som do filme: uma introdução, o professor Rodrigo Carreiro promove nesta quinta-feira (29) uma palestra gratuita dedicada a profissionais e estudantes do meio cinematográfico e adeptos da produção audiovisual. O evento, promovido pela Especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), acontece às 19h30, no Anfiteatro do bloco G4. A obra recém-lançada lista todas as etapas da cadeia produtiva do som e do audiovisual e será comercializada durante o evento ao preço de R$ 40. O trabalho foi produzido por Carreiro, docente do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, em parceria com Débora Opolski, da Universidade Federal do Paraná, e João Godoy, da USP.

O livro traz temas relacionados ao uso da voz, dos ruídos, da música e do silêncio em longas-metragens, vídeos e produções audiovisuais e foi dividido em três etapas, separado pelas categorias História e teorias do som no audiovisual, Práticas de som direto e Prática de edição e mixagem sonora. "Sabemos que o Brasil é um lugar que tem uma cadeia produtiva muito boa e constantemente crescente. Nosso país é rico tanto em termos de qualidade, quanto de quantidade de produções audiovisuais. Mas, apesar de todos esses pontos positivos, no meio acadêmico existe uma grande carência de materiais de estudos sobre o tema, o que atrapalha o andamento e desenvolvimento de muitos profissionais”, explica Carreiro. "O projeto nasceu para ocupar a lacuna na bibliografia brasileira e com uma linguagem simples, moderna e explicativa".

Serviço
Lançamento de O Som do Filme: uma introdução
Quando: 29 de novembro, quinta-feira, às 19h30 
Onde: Universidade Católica de Pernambuco, Anfiteatro, Bloco G4, Rua Almeida Cunha, 245, Boa Vista. 
Quanto: Gratuito 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.