arte Sesc promove mostra para debater temas como transexualidade e política através das artes A 10ª edição do Salão de Arte Contemporânea vai até o dia 01 de fevereiro, no Sesc Santo Amaro

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/10/2018 19:20 Atualizado em: 18/10/2018 20:22

A exposição TransVive de Thiago Britto, é um dos dez projetos incluídos na mostra. Foto: Thiago Britto
A exposição TransVive de Thiago Britto, é um dos dez projetos incluídos na mostra. Foto: Thiago Britto

Levantar o debate sobre o entendimento político e ético da estrutura social. Esse é um dos objetivos da 10ª edição do Salão de Arte Contemporânea, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Com o tema 'Fabulações para um mundo em catástrofe' o evento segue em cartaz até o dia 01 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria de Artes Corbiniano Lins, localizada no Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, 1-101). A mostra busca abordar a força da criação artística como espaço de reflexões e posicionamento ético e crítico, através obras desenvolvidas por universitários do estado. No total, dez trabalhos de estudantes de universidade pernambucanas serão exibidos no salão, que tem entrada gratuita. 

De acordo com a coordenadora do Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc, Valkíria Dias, a proposta do festival é debater temas atuais por meio das artes. “Um dos nossos planos é despertar o olhar crítico do público e chamar atenção para a importância de falar sobre temas atuais, por meio do conceito subjetivo das artes visuais”, disse.  

Com curadoria de Marcelo Coutinho, a exibição traz na programação os projetos Baronesa de Laís Bione e Yane Andrade, Vomita que passa! de Ana Flávia Mendonça, Propriedade privada de João Pedro Rodrigues e Clarissa Campello, Além da necessidade de Fredson Adjar, Órgão público de Thaik Santos, Convite à alforria de Abiniel João Nascimento, Mônada de Letícia Barros, Urtiga do Coletivo Encruzilhada, No princípio era verbo... e o verbo se fez carne. E do nosso verbo? E da nossa carne? de Ziel Mendes e Tata Quintero, e ainda o ensaio fotográfico TransVive de Thiago Britto, que relata a dura e o difícil cenário de pessoas trans nos dias atuais. 
 
Transvive 

Composto por 12 fotos e clippings de matérias que expõem a violência e o preconceito cotidiano contra pessoas do gênero, o projeto Transvive foi inspirado em pesquisas de arte performática e em dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais. O trabalho surgiu com o intuito de reforçar o sentimento da imagem, principalmente por tratar-se de um tema tão grave, como a situação dos transgêneros no país. 

Após temporada no Sesc Santo Amaro, as obras do Salão serão apresentadas na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, na Galeria de Arte Ana das Carrancas. 

Sesc 
Criado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece para funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, a preços módicos ou gratuitamente. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar. www.sescpe.org.br. 
 
Serviço
Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc 
Quando: De 18 de outubro a 01 de Fev de 2019
Onde: Sesc Santo Amaro, Praça do Campo Santo, 1-101, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados por meio de agendamento prévio
Quanto: Gratuito 
Informações: (81) 3216.1728
 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.