Literatura Mostra no Recife discute o mercado editorial com minicursos, debates e poesias A 9ª Mostra Sesc de Literatura Contemporânea conta com participação de diversos nomes do segmento literário e da internet

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/10/2018 10:21 Atualizado em:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os desafios do mercado literário no Brasil e a conquista de novos públicos são dois dos dos temas que serão debatidos na 9ª Mostra Sesc de Literatura Contemporânea, que acontece no Recife a partir de amanhã. Com entrada gratuita, o evento vai reunir escritores, professores, estudantes e a comunidade.

O encontro terá início às 9h, na unidade de Santa Rita, no Centro do Recife, e trará uma programação que inclui minicursos, debates, poesias e encontros acadêmicos. O festival segue até sexta-feira (12) e vai contar com a participação de diversos nomes do segmento literário e da internet, entre eles o poeta Miró de Muribeca e a booktuber Tatiana Feltrin.

Em celebração aos dez anos de criação do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, voltado para ações de fomento à leitura e à escrita criativa, a mostra traz como tema A literatura e o mercado cultural: que literatura você faz, vê e lê hoje?. De acordo com a coordenadora do projeto, Emanuella de Jesus, o objetivo principal do encontro é compartilhar informação e conhecimento. "Teremos como eixos centrais das discussões a sustentabilidade do artista e os anseios do público consumidor da literatura que produzimos. Esperamos que seja um lindo encontro em que os afetos se misturem ao conhecimento para gerar novas ideias", afirmou.

Além dos cursos e recitais, o evento vai contar também com apresentações musicais e lançamento coletivo de livros, assim como a presença de autores e estudiosos de todo o país. Entre os destaques da mostra estão o Sarau Controverso: afirmando as artes periféricas, com Slam das Minas e Coletivo Controverso, grupo de homens e mulheres das periferias que fazem competição de poesia falada; e ainda a mesa de glosa com poetas pernambucanos como Jorge Filó, Clécio Rimas, Elenilda Amaral, Edimilson Ferreira, Gleyson Nascimento, Macial Correia e Dayane Rocha. Nesta ação, que ocorrerá no dia 18, os artistas preparam uma apresentação especial que será exibida numa roda de repente. 

Além disso, no encerramento, no dia 19, às 19h, os poetas Miró da Muribeca e Clécio Rimas vão comandar um reboo-jam, que consiste em um recital poético com intervenções sonoras de rap. A programação completa da 9ª Mostra Sesc de Literatura Contemporânea está disponível no site www.sescpe.org.br.
 
Serviço
9ª  Mostra Sesc de Literatura Contemporânea 
Quando: De 16 a 19 de outubro
Onde: Sesc Santa Rita, Cais Santa Rita, 156 - Santo Antônio. 
Quanto: Gratuito 
Informações: (81) 3224-7577


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.