literatura Ipojuca recebe 2ª edição do Festival do Livro do Litoral Sul Até o dia 15 de outubro, evento vai contar com uma série de atividades como shows, lançamentos de obras, palestras, oficinas, bate papos, rodas de leitura entre outros

Por: Mabson Rodrigues - Diario de Pernambuco

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/10/2018 18:04 Atualizado em: 08/10/2018 18:10

Ação vai contar com mais de 100 empresas do seguimento literário, espalhadas em cerca de 50 estantes. Foto: Reprodução/Pixabay
Ação vai contar com mais de 100 empresas do seguimento literário, espalhadas em cerca de 50 estantes. Foto: Reprodução/Pixabay

História, Poesia e Cultura em Terras de Santa Cruz. Este é o tema da 2ª edição do Festival do Livro do Litoral Sul, que acontece a partir desta terça-feira (9), em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Com uma programação diversificada, repleta de obras e produtos para crianças, jovens e adultos, a feira segue até o dia 15 de outubro, no Clube Municipal da cidade, das 9h às 21h. Promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), o evento vai contar com uma série de atividades como shows, lançamentos de obras, palestras, oficinas, bate papos, rodas de leitura entre outros. Para a noite de abertura, o festival escalou o poeta Jessier Quirino, para a apresentação do espetáculo Juntando Cacarecos. O show tem início a partir das 20h, com entrada gratuita.  

Com mais de 100 empresas do seguimento literário, espalhadas em cerca de 50 estantes, a ação é voltada para todos os públicos, de todas as faixas etárias e vai homenagear os escritores Allison Santos, Fátima Oliveira e Arnaud Mattoso. Entre os destaques da programação estão o romancista Raimundo Carreiro, o cantor Petrúcio Amorim, o professor Fernando Pessoa (Fernandinho), as escritoras da Academia Pernambucana de Letras, Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho e ainda a dupla, Susana Morais e Tio Diego. A grade completa do festival está disponível no site: http://www.educacao.ipojuca.pe.gov.br. 

De acordo com o diretor da Andelivros, José Alventino Lima, o principal objetivo da feira é reavivar a cultura de leitura e propagar o trabalho de escritores de todo o país. "A nossa expectativa é promover e incentivar a leitura em todas as idades, além de trazer importantes nomes da cultura popular para a cidade do Ipojuca, berço de tantos artistas que elevaram Pernambuco no cenário nacional. Tenho certeza que será uma feira ainda mais bonita que a do ano passado", destacou. 

Ação é voltada para todos os públicos, de todas as faixas etárias. Foto: Reprodução/Pixabay
Ação é voltada para todos os públicos, de todas as faixas etárias. Foto: Reprodução/Pixabay


Na quarta-feira (10), às 17h10, a professora Fátima Oliveira lança o livro Comendo poesias, no palco principal. A obra reúne diversas poesias da docente, como forma de levar a vida de maneira mais leve e criativa. Para a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, o festival é uma oportunidade para a capacitação dos professores da rede municipal e também de incentivo à leitura aos moradores. 

"Este ano os ipojucanos estarão mais representados. Os escritores da nossa terra têm espaço de destaque e as atrações valorizam nossa história, poesia e cultura. Além disso, nossos alunos terão presença garantida e os professores também atuando durante todos os dias do evento, o que enriquece ainda mais a formação educacional dos moradores", disse. 
 
Cerca de três mil docentes e colaboradores da cidade serão beneficiados com um bônus para a compra de livros no evento. "Acreditamos que incentivos podem contribuir com êxito para o surgimento de novos autores, bem como a divulgação dos escritores ipojucanos que passam a ter espaço reservado para a venda de suas obras', conta o secretário de Educação do município, Norberto Júnior. 

Serviço
Festival do Livro do Litoral Sul
Quando: De 09 a 15 de outubro
Onde: Clube Municipal de Ipojuca (Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca)
Quanto: Gratuito 
Informações: (81) 3551-1156 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.