Cinema Filmes pernambucanos com temática LGBT são finalistas do Recifest Foram escolhidos 26 curtas para mostra competitiva que será realizada em novembro

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/10/2018 12:02 Atualizado em: 03/10/2018 12:27

Cena do pernambucano Bala Perdida, de Sylara Silvério. Foto: Recifest/Divulgação
Cena do pernambucano Bala Perdida, de Sylara Silvério. Foto: Recifest/Divulgação

Foi divulgada nesta quarta-feira (03) a lista dos filmes selecionados para a sexta edição da mostra competitiva Recifest - Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero. Dos mais de 150 inscritos, foram escolhidos 26 curtas, sete deles produzidos em Pernambuco. Um dos principais festivais de cinema com temática LGBT do país será realizado entre os dias 20 e 24 de novembro, com programação totalmente gratuita, no Cinema São Luiz, no bairro da Boa Vista. Posteriormente, a programação também chega em Nazaré da Mata, a 65 km da capital pernambucana, de 04 a 07 de dezembro.

O processo de seleção foi feito pelos especialistas André Antônio (presidente), Anthony Ribeiro, Carol Almeida, Julia Katherine e Henrique Rodrigues Marques. Segundo o cineasta André Antônio, a mostra competitiva traz produções que experimentam novas formas narrativas, que buscam os limites entre a ficção e o documentário. "Na seleção procuramos diversidade em termos de estados, tentando trazer um apanhado de filmes de todas as regiões do Brasil, e procuramos fazer com que a presença de realizadoras fosse marcante, assim como não só personagens negros, mas também realizadores negros", explica. Além de promover as obras audiovisuais, o festival ainda busca trazer dentro da programação uma série de eventos como performances, oficinas, debates e mostras em comunidades, escolas e presídios.

Os filmes inscritos irão concorrer nas categorias Produção Pernambucana (para filmes realizados dentro do estado, com empresa produtora e diretores locais) e Produção Nacional (para filmes realizados em todo o território brasileiro, incluindo Pernambuco). Eles concorrerão aos troféus Rutílio de Oliveira e premiações em dinheiro. O público do Recifest também poderá votar para escolher suas obras favoritas através de um formulário que será entregue nos dias de exibição dos filmes. Os vencedores de cada uma das categorias na votação popular também receberão troféus e prêmio em dinheiro.

Curtas selecionados para o Recifest 2018:
 
Wonderfull - meu eu em mim (Dário Jr.) - Documentário, 20’, 2016, AL - LIVRE
Nem sempre os começos são felizes, mas isso não importa para Natasha Wonderfull, pois ela sabe que o que a define são suas escolas e quem deseja ser. 

Não é Só Isso (Yasmin Rocha) – Documentário, 25’, 2018, BA - 10 ANOS
"Não é só isso" é um filme sobre Nahla, mulher transexual, militante e mais conhecida por mim como amiga. Funciona como um espaço para ela dizer o que pensa e como se sente sobre a existência.
 
Renan (Heloísa Bastos e Renan Santos) - Documentário, 5’,2017, BA - LIVRE
Ela não, ELE!
 
Aqueles dois (Emerson Maranhão) – Documentário, 15’, 2018, CE - 12 ANOS
Caio José tem 25 anos e é enfermeiro, Kaio Lemos tem 38 e é pesquisador acadêmico. Eles têm boa formação intelectual, amigos, família e em nada se diferenciariam dos tantos rapazes que vivem realidades similares não fosse pelo fato de serem homens transgêneros, condição determinante para os rumos que tomaram suas vidas.
 
Boca de loba (Bárbara Cabeça) – Ficção, 19’, 2018, CE - 12 ANOS
Pressões assediadoras das ruas. E um grupo de mulheres procura pela invocação de um espírito selvagem urbano.
 
Onde mora o afeto (Josianne Diniz) – Documentário, 16’27”, 2018, DF - 12 ANOS
Dandy e Danilo são namorados e moradores do Sol Nascente, bairro periférico de Brasília. A narrativa tem como fio condutor o relacionamento entre eles, em que é possível perceber pertencimentos, inseguranças, descobertas e desencontros. Este documentário retrata o dia a dia desses jovens que constroem afetos e a si mesmos.
 
Afronte (Bruno Victor e Marcus Azevedo) - Experimental, 15’, 2017, DF - LIVRE
Ficção e documentário se cruzam para mostrar o processo de transformação e empoderamento de Victor Hugo, um jovem negro e gay, morador da periferia do Distrito Federal. Seu relato se mistura aos depoimentos de outros jovens, cujas histórias revelam diferentes formas de resistência, encontradas em discursos de valorização do negro gay.
 
Lilith (Edem Ortegal) – Ficção, 20’, 2018, GO - 18 ANOS
Lilith teria sido a primeira mulher da humanidade, mas foi expulsa do paraíso e amaldiçoada para sempre por se opor ao sistema patriarcal do reino dos céus. Agora ela está de volta, com seus servos e sua sede de vingança para destruir a ordem criada por Deus e pelo Diabo.
 
Sr. Raposo (Daniel Nolasco) – DOC/FIC 20’, 2018, GO - 18 ANOS
Em 1995 Acácio teve um sonho, ele andava de mãos dadas com um homem e uma mulher por um campo todo verde.
 
Iara (Cássio Pereira dos Santos e Erika Pereira dos Santos) – Ficção, 16’, 2018, MG - LIVRE
Bárbara (31) vive com a filha Diana (6) no interior de Minas Gerais. Quando chega o final de semana, mãe e filha pegam a estrada e fazem um piquenique às margens de uma represa. Aos poucos, o que parece um passeio qualquer revela-se um reencontro delicado. Um cotidiano perdido tenta se reconstruir no silêncio da mata.
 
Inconfissões (Ana Galizia) – Documentário, 20’, 2017, RJ - 16 ANOS
Luiz Roberto Galizia foi uma figura importante para a cena teatral nas décadas de 1970 e 1980. Foi, também, um tio que não conheci. Este documentário procura um resgate do vivido, a partir do registro feito em fotografias e filmes super 8 pelo tio Luiz e encontrado por mim 30 anos depois da sua morte.
 
Latifúndio (Érica Sarmet) – Experimental, 11', 2017, RJ - 18 ANOS
O corpo na%u0303o e%u0301 apenas mate%u0301ria, mas uma conti%u0301nua e incessante materializac%u0327a%u0303o de possibilidades.

Sam (Miguel Moura e Julia Souza) – Ficção, 8’30”, 2017, RJ - 14 ANOS
 
BR3 (Bruno Ribeiro) – Ficção, 20’, 2018, RJ - 14 ANOS
Kastelany chega na casa da Luciana. Mia se prepara para sair à noite com suas amigas. Dandara transa com Johi pela primeira vez.
 
MC Jess (Carla Villa-Lobos) – Ficção, 20’, 2018, RJ - 16 ANOS
Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano. Encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.
 
Jéssika (Galba Gogóia) – Ficção, 18’44”, 2017, RJ - LIVRE
Jéssika é uma travesti. Anos depois de deixar o interior do Nordeste, retorna para sua cidade natal. Ela reencontra sua história e a si mesma.
 
Verde limão (Henrique Arruda) – Ficção, 17’45”, 2018, RN - 16 ANOS
Prestes a entrar no palco pela última vez, uma veterana Drag Queen revisita todas as cicatrizes que formam o seu carnaval.
 
A cidade das meninas (Paola Favaro) – Documentário, 20’36”, 2017, SP - 16 ANOS
O Jardim Itatinga foi criado nos anos 70, durante a ditadura militar, a fim de afastar toda a prostituição para fora do centro de Campinas (SP). O bairro se tornou uma das maiores zonas de prostituição da América Latina, aonde mais de mil mulheres trabalham em menos de 10 ruas. “A cidade das meninas” retrata essa dinâmica particular através das histórias e depoimentos que ali se entrecruzam.
 
Estamos todos aqui (Chico Santos e Rafael Mellim) – Ficção, 19', 2017, SP - 14 ANOS
Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa construir seu pro%u0301prio barraco. O tempo urge enquanto um projeto de expansa%u0303o do maior porto da Ame%u0301rica Latina avanc%u0327a, na%u0303o so%u0301 sobre Rosa, mas sobre todos os moradores da Favela da Prainha.

Desyrrê (Direção Coletiva) – Documentário, 12’08”, 2018, PE - LIVRE
Dos caminhos, dos rumos, destinos e desatinos percorridos e das (re)existências pelo Sertão do Pajeú, a força da Desyrrê nos inspira! Mulher sertaneja de pulso firme se faz poesia entre nós, tem uma vida/morte severina transgressora, com brilho nos olhos, vaidade para abraçar o melhor da vida e garra para enfrentar seus medos, os preconceitos e as adversidades. Seu salto alto lhe empodera e do alto dele ela reina absoluta, é divina, diva apoteótica, prece subversiva, oração em forma de prosa.
Ser um corpo dissidente, um corpo, um corpo marcado por territórios minados no Oásis do Sertão é uma luta diária por reconhecimento e visibilidade mais assídua. Desyrrê vivencia na pele esse resistir e persistir em sua trajetória. Desyrrê, é pele, derme, epiderme, carne sacra, carne viva que transborda, é fluxo, travessia, rio que corre em nossa aorta...
 
Transitar (Juliabe Balbino) – Experimental, 3’09”, 2018, PE - LIVRE
Encontro. Transcender as percepções no contato entre corpos discidentes e marginalizados, transpassando dimensões do tempo-espaço enquanto transita nas ruínas do passado. Veio, foi, será. Permanecerá contínua...
 
Quanto craude no meu sovaco (Duda Menezes e Fefa Lins) – Experimental, 3’40”, 2017, PE - 18 ANOS
Todo mundo tem algo pra falar sobre o meu sovaco. Que craude!
 
Superpina (Jean Santos) – Ficção, 20', 2017, PE - 16 ANOS
Entre prateleiras e estoques, clientes e funciona%u0301rios de um pacato supermercado ira%u0303o experimentar o Amor Primo.

Vendo (João Vigo) – Ficção, 19’ ,2018, PE, 14 ANOS
Suzana quer vender o sítio para ir morar na cidade. Antônio, seu marido, não. O comprador chega e é recebido muito bem por ambos.
 
Tesão de vaca (Núbia la Nena Callejera) – Videoarte, 2’, 2017, PE - 14 ANOS
Um deputado do estado de Pernambuco propõe um projeto de lei que impede qualquer expressão artística de "conteúdo pornográfico". É quando uma criatura híbrida invade uma das sessões ao vivo da câmara. Nem homem, nem mulher, nem vaca, a criatura não-humana destruiu o falo como autor do prazer e sujeito do desejo, para encontrar na sua comida antiespecista alimentação para outro orifícios. O resultado é a arma mais potente contra o heterocapitalismo: seu gozo anti humanista.
 
Bala perdida (Sylara Silvério) – Videoarte, 4’22”, 2017, PE - LIVRE
Uma dispara sem querer. Outra é pega sem saber. Existir é um tiroteio, e os olhos são as armas. Mulheres, urbanas, negras, lgbt’s e periféricas são alvos móveis todo dia. Mas quando só os olhos atingem sobra vida pra contar a história. E onde há vida há desencontro, porque, além de tudo, elas são comuns. Só que resistem.


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