música Conservatório celebra o violão com Seminário José Carrión no Recife Evento acontece de 2 a 6 de outubro, com recitais, concertos, palestras, masterclasses e workshops gratuitos

Por: Mabson Rodrigues - Diario de Pernambuco

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/09/2018 19:11 Atualizado em: 28/09/2018 19:23

Abertura do seminário acontece no Pátio de São Pedro, a partir das 19h30. Foto: Divulgação
Abertura do seminário acontece no Pátio de São Pedro, a partir das 19h30. Foto: Divulgação

Com o objetivo de saudar e enaltecer a maestria dos violões no meio musical, o Conservatório Pernambucano de Música realiza de 2 a 6 de outubro o 5º Seminário de Violão José Carrión. O evento é uma homenagem ao violinista e professor hispano-brasileiro José Carrión Domingues, um dos mais importantes e influentes instrumentistas que já atuou no Nordeste. A programação da conferência vai contar com recitais, concertos, palestras, masterclasses e workshops gratuitos ministrados por profissionais da área como Henrique Annes, Vital Joffily e João Batista dos Santos. A abertura da festa acontece nesta terça-feira (2), a partir das 19h30, com apresentação do Duo Siqueira Lima, na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro. 

Durante cinco dias, músicos e professores ao exibir ao público uma mostra da atual produção em pesquisa e performance do violão brasileiro. De acordo com o diretor musical do seminário, Guilherme Calzavara, a realização do evento é um marco para músicos e profissionais ligados ao instrumento. "Para nós, esse simpósio é um dos encontros mais relevantes do Nordeste, tendo recebido desde a primeira edição músicos de alto nível, incluindo alguns dos melhores professores universitários da região. Sempre demos ênfase aos músicos locais e de cidades e estados vizinhos, que vêm contribuindo com a formação de novos profissionais com o conhecimento aprofundado que possuem. É uma grande oportunidade para os estudantes e amantes das cordas e dedilhadas terem contato com esses grandes profissionais", afirmou o musicista. 

Evento é apontado como um dos simpósios musicais mais importantes do País. Foto: Divulgação
Evento é apontado como um dos simpósios musicais mais importantes do País. Foto: Divulgação


Ainda segundo o músico, o encontro é uma oportunidade para a troca de experiências, contribuindo para a formação musical da população. "O seminário movimenta a comunidade musicista. Há sempre uma expectativa para a nova edição do Seminário Carrión. Sem dúvida, é uma das principais atividades do calendário do Conservatório", completou Calzavara.

Um dos destaques do seminário, o designer de instrumentos João Batista Trajano, lecionar um workshop de luthieria. Mentor da aclamada marca JB Instrumentos, o luthier usa de matérias-primas clássicas, como o Jacarandá, da Bahia, o Abeto Europeu e o Ébano Indiano, para dar forma a bandolas, bandolins, banjos, cavaquinhos, violões. Suas verdadeiras obras de arte são exportadas para Alemanha, EUA, Japão, Portugal, Peru, África, Itália e Inglaterra.

Sobre o homenageado 

José Carrión formou gerações de mestres e instrumentistas que hoje atuam por todo o Brasil, especialmente no Nordeste, dando consistência ao ensino deste que é um dos instrumentos mais tocados do País. Fez parte do corpo docente do Conservatório Pernambucano de Música entre 1972 e 1976 e teve grande contribuição para a aceitação do instrumento nas salas de concerto nordestinas. Pernambuco é parte importante da tradição violonística brasileira, com nomes como João Pernambuco, Quincas Laranjeira, Zé do Carmo, Romualdo Miranda, Conceição Dias (Dona Ceça), Meira (Jaime Florence), Henrique Annes, Zoca Madureira e Caio Cézar. 

Abertura do Seminário 

Estrela do concerto de abertura, o Duo Siqueira Lima é formado pelos violonistas Cecilia Siqueira (Uruguai) e Fernando Lima, brasileiro. Os dois se conheceram durante o II Concurso Internacional de Violão Pro-Música/Sesc, em 2001, e, desde então, têm conquistado sucesso de público e crítica, materializado em prêmios como o Brazilian International Press Awards 2014 e o Profissionais da Música 2015.

A abertura do V Seminário de Violão José Carrión faz parte do Projeto Temporada no Pátio, parceria entre o Conservatório, Arquidiocese de Olinda e Recife e Instituto Dom da Paz. As inscrições para as palestras, masterclasses e workshops do evento podem ser feitas presencialmente, na secretaria do Conservatório Pernambucano de Música, ou solicitadas através do e-mail: seminariojcarrion@gmail.com. Para assistir aos concertos e recitais não é necessário se inscrever.

Serviço
Conservatório celebra o violão com Seminário José Carrión
Quando:
De 2 a 6 de outubro
Onde: Conservatório Pernambucano de Música, Av. João de Barros, 594 - Santo Amaro
Quanto: Gratuito 
Informações: (81) 3183-3400




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.