música Marco Zero recebe dobradinha de frevo neste domingo Ação faz parte do projeto Recife do Frevo e do Passo e acontece a partir das 16h

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/09/2018 16:45 Atualizado em: 28/09/2018 19:11

A edição vai homenagear o ícone da televisão brasileira, o pernambucano Chacrinha. Foto: Divulgação/Thiago Silva
A edição vai homenagear o ícone da televisão brasileira, o pernambucano Chacrinha. Foto: Divulgação/Thiago Silva

Um dos principais pontos turísticos da capital pernambucana, o Marco Zero recebe neste domingo (30), uma nova edição do 'Recife do Frevo e do Passo', projeto cultural que leva música e dança quinzenalmente ao Bairro do Recife. O evento gratuito tem inicio às 16h com apresentação da Orquestra Arruando e seus mais de 40 artistas. O espetáculo vai contar com a participação do Bonde Bloco Carnavalesco Lírico e vai homenagear o pernambucano José Abelardo Barbosa de Medeiros, o eterno Chacrinha, com um arranjo especial da canção ‘Roda e Avisa’. Se estivesse vivo, o artista completaria 101 anos este mês. 

Uma das mais expressivas agremiações do gênero no estado, o Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, foi fundado em 1991 e é destaque até hoje pelos primorosos figurinos e adereços idealizados pelo presidente Cid Cavalcanti. Outra grande característica do grupo é o uso da teatralidade nas apresentações, que além de sua alegoria, exibe uma réplica de um bonde elétrico. 

Com temporada de apresentações confirmada até 4 de novembro, a ação conta com o apoio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Além do tradicional aulão de frevo, o projeto vai oferecer ainda distribuição de sombrinhas e de letras das músicas e acessórios alusivos ao Velho Guerreiro. A convite da Prefeitura do Recife, o show vai integrar a programação do projeto Recife Antigo de Coração, se estendendo até às 18h30. 

Ensaio aberto 

Como nas edições anteriores, a véspera do show – sábado (29), das 15h às 18h, o Marco Zero recebe também o ensaio aberto no Marco Zero com 30 músicos da Orquestra Arruando. O momento é livre para estudantes e profissionais de música levarem seus instrumentos para tocarem juntos. O projeto de difusão do frevo também disponibiliza partituras no site da Arruando (www.arruando.com), uma forma de contribuir para a aprendizagem do ritmo ao redor do mundo.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.