Música Festival Malakoff leva grandes improvisos musicais ao Recife Antigo O evento que acontece nos dias 22, 23, 29 e 30 deste mês, traz parcerias inéditas grandes instrumentistas brasileiros

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/09/2018 00:49 Atualizado em: 21/09/2018 00:53

Foto:Divulgação (Foto:Divulgação)
Foto:Divulgação
Os improvisos na música podem render resultados surpreendentes. Agora imagine quando dois virtuosos que nunca tocaram juntos têm a oportunidade de improvisar.  É esse o espírito do Festival Malakoff DUOS, festival de música instrumental que vai acontecer nos dias 22,23, 29 e 30 de setembro na Torre Malakoff, no bairro do Recife Antigo.  Os ingressos custam R$ 2,00, disponíveis no local, e serão utilizados para doação. 

O evento vai reunir 24 feras da música instrumental brasileira. Estão na programação Guinga, Carlos Malta, Marcos Suzano, Toninho Ferragutti, Arrigo Barnabé, Robertinho Silva, Paulo Braga, Spok, Beto Hortis, Paulo Rafael, Amaro Freitas, Gabriel Grossi, Betto do Bandolim, João Carlos Araújo, Claudio Rabeca, Pablo Fagundes, Bernardo Aguiar, Alessandro Penezzi, César Michiles, Nilsinho Amarante, Marcos FM, Andrea Ernest, Breno Lira e Henrique Albino. 

A instituição escolhida foi o Centro Regional de Ensino e Reabilitação (Center), que presta assistência integral a crianças e adolescentes com deficiência intelectual, múltipla e autismo. 
 
Oficinas gratuitas 
 
Além das apresentações musicais, o evento oferecerá oficinas gratuitas que serão realizadas no Paço do Frevo, nesta quinta (20), sexta (21) e sábado (22). Os músicos instrumentistas que farão show no encontro serão os mesmos que irão ministrar as atividades. Para participar das aulas basta clicar no link (www.pacodofrevo.org.br/programação). 


Confira a programação completa 

Apresentações musicais - Torre Malakoff

22/09

17h - Breno Lira, viola e guitarra (PE) e Beto Hortis, sanfona (PE)

18h - Betto do Bandolim, bandolim (PE) e João Carlos Araújo, violoncelo (PE)

19h - Alessandro Penezzi, violão (SP) e Bernardo Aguiar, pandeiro e percussão (RJ)

 

23/09

16h - Claudio Rabeca, rabeca (PE) e Pablo Fagundes, gaita (DF)

17h - Marcos FM (PE), contrabaixo e Andrea Ernest, flauta (RJ)

18h - Guinga, violão (RJ) e Spok, sax (PE)

 

29/09

17h - Paulo Rafael, guitarra (PE) e César Michiles, flauta (PE)

18h - Amaro Freitas, piano (PE) e Robertinho Silva, bateria e percussão (RJ)

19h - Toninho Ferragutti, sanfona (SP) e Carlos Malta, flauta, sax, pífano (RJ)

 

30/09

16h - Henrique Albino, sax, flauta (PE) e Gabriel Grossi, gaita (DF)

17h - Nilsinho Amarante, trombone (PE) e Marcos Suzano, pandeiro (RJ)

18h - Arrigo Barnabé, piano (SP) e Paulo Braga, piano (SP)

 

Oficinas 

20/09 (14h às 17h)

Universal pandeiro, pelo pandeirista Bernardo Aguiar

Em sua oficina, Bernardo utiliza o pandeiro como um instrumento-síntese de ideias rítmicas apresentando o pequeno instrumento como uma verdadeira bateria de bolso capaz de atuar em diferentes contextos musicais.


21/09 (14 às 17h)

Choro e Samba - vivências em harmonias típicas, por Alessandro Penezzi

Visando contribuir com o desenvolvimento das diversas percepções do músico, serão abordadas algumas das principais sequências harmônicas do Choro e do Samba, com o intuito da memorização em vários tons e utilização de padrões de melodias. 

22/09 (9h às 12h)

Oficina de gaita, por Pablo Fagundes

A gaita será apresentada como um instrumento versátil para iniciação musical. Pablo mostrará o conceito básico de como tocar músicas simples na gaita diatônica e também a potencialidade deste instrumento em diversos estilos musicais. Os participantes terão oportunidade de aprender noções básicas de embocadura, respiração, localização de notas e repertório.


Serviço 
 
Festival Malakoff Duos 
Datas: 22, 23, 29 e 30/09
Local: Torre Malakoff 
Horário: (diversificados)
Inscrição/oficinas: www.pacodofrevo.org.br/programação


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.