Diversão Paço do Frevo recebe oficinas de música gratuitas Os visitantes poderão aprender noções básicas de gaita, pandeiro e instrumentos de corda

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/09/2018 13:40 Atualizado em: 18/09/2018 13:50

Pablo Fagundes ministrará oficinas de gaita. Os instrumentos serão oferecidos gratuitamente pela produtora do evento. Foto: Pablo Valadares / Divulgação
Pablo Fagundes ministrará oficinas de gaita. Os instrumentos serão oferecidos gratuitamente pela produtora do evento. Foto: Pablo Valadares / Divulgação
O Festival Malakoff Duos, voltado para a música instrumental, oferecerá três workshops gratuitos de instrumentos populares. As oficinas acontecerão de 20 a 22 de setembro e serão abertas aos públicos adulto e infantojuvenil. O Paço do Frevo, localizado na Rua da Guia, área histórica do Bairro do Recife, sediará as atividades. As inscrições para os workshops são exclusivas pela internet e podem ser efetuadas através do site do Paço.
 
Quem quiser mergulhar no mundo da percussão terá acesso a noções básicas de música com Bernardo Aguiar, instrumentista de referência na técnica do pandeiro moderno. O aluno terá a oportunidade de aprender sobre a riqueza de sons do instrumento, que variam entre o grave, o médio e o agudo tornando possível extrair uma infinidade de ritmos, indo além dos tradicionais brasileiros. As aulas serão ministradas para adultos e jovens a partir dos 14 anos. O workshop será o primeiro a ser realizado no evento, na quinta-feira (20), das 14h às 17h, Sala Capiba. 

Algumas das principais sequências harmônicas do chorinho e do samba serão abordadas na oficina voltada para instrumentos de corda. As atividades serão ministradas pelo musicista Alessandro Penezzi, na sexta (21), das 14h às 17h, também na Sala Capiba. O público alvo dessa atividade são músicos de nível básico e intermediário, com 30 vagas disponíveis. O intuito dessa atividade é a memorização em vários tons e o uso de padrões de melodias. “Os professores têm vivência nacional e internacional e estão dispostos a estimular a troca experiências com os participantes, seja ensinando ou tocando junto, como é o desejo de Penezzi”, explica Amaro Filho, produtor do festival.  
 
O gaitista Pablo Fagundes comanda a oficina de gaita, que vai explorar o conceito básico de como tocar músicas simples na diatônica e também a potencialidade do instrumento em diversos estilos musicais. As aulas contam com instrumentos fornecidos gratuitamente pela Página 21, produtora cultural do evento, e são voltadas para o público a partir dos 12 anos. Não é necessário ter experiência com o instrumento. O curso de gaita vai acontecer no sábado (22), das 9h às 12, na Sala Badia. Estão disponíveis 20 vagas.


Inscrições:

Os interessados em garantir uma vaga devem acessar a aba "Eventos > Malakoff Duos" para ver a opção de inscrições, no site do Paço do Frevo www.pacodofrevo.org.br/programacao. Para realizar a candidatura à uma das vagas gratuitas oferecidas para cada atividade, é necessário preencher um formulário com dados pessoais e submeter para a organização com número para contato. 

Serviço:

- 20 de setembro (quinta): 14h às 17h - Universal pandeiro, pelo pandeirista Bernardo Aguiar
- 21 de setembro (sexta): 14 às 17h - Choro e Samba - vivências em harmonias típicas, por Alessandro Penezzi
- 22 de setembro (sábado): 9h às 12h - Oficina de gaita, por Pablo Fagundes



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.