Agenda Projeto Transborda promove espetáculos de teatro e dança e encontros de Bois e Ursos Segunda edição do evento terá programação descentralizada neste fim de semana. Confira a programação

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/09/2018 12:00 Atualizado em:

Peça Ubu Rei será encenada no Teatro Marco Camarotti. Foto: Dupla/Divulgação
Peça Ubu Rei será encenada no Teatro Marco Camarotti. Foto: Dupla/Divulgação

O projeto Trasborda, promovido pelo Sesc, segue com programação intensa neste fim de semana. A segunda edição levanta a discussão sobre a transversalidade da cultura e das artes na economia local e nacional, pautada na sustentabilidade do setor, na autogestão e no empreendedorismo dos profissionais da cena.

O evento está conectado com projetos conceituados de unidades do Sesc: Transborda – Na Onda da Dança (Piedade), Transborda – Diálogos das Manifestações Populares (São Lourenço da Mata), Transborda – CIT (Santo Amaro) e Transborda – Mostra Capiba (Casa Amarela).

A programação será descentralizada. Neste sábado (15), às 15h, o Transborda – Na Onda da Dança leva para o estacionamento da Casa da Cultura, no Recife, a ação Danças Urbanas. Às 16h, o Grupo Teatro Bissextos sobe ao palco do Marco Camarotti com o espetáculo Ubu Rei ou a Revolta dos Coadjuvantes. Com direção de Marianne Consentino, a montagem aborda com tom sarcástico e iconoclasta os sistemas de poderes e suas engrenagens.

À noite, a grade segue no Teatro Capiba, no Sesc Casa Amarela. O equipamento recebe o grupo paulista Teatro da Mafalda com a peça Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras, que oferece um olhar feminino sobre um universo que costuma ser atribuído aos homens: o sombrio ambiente do crime, das armas, bebida e inspetores de polícia. No enredo a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal de “plateia do lado de lá”. A apresentação tem início às 20h.

No domingo (16), o Transborda – Diálogos das Manifestações Populares movimenta Encontro de Bois e Ursos no Sesc Ler São Lourenço da Mata, às 16h. A atração de destaque na cidade é o cantor Siba. Ele leva o musical De Baile Solto para a Unidade do Sesc, às 20h. O cantor retoma ritmos da música de rua do estado com elementos central do seu trabalho, partindo da posição desprivilegiada que o Maracatu de Baque Solto ocupa no panorama cultural brasileiro para elaborar um discurso poético e musical, arriscando um olhar atento para o que está ao seu redor. Já na área central do Recife, o Marco Camarotti recebe o Teatro de Miçanga com o espetáculo Deslenhar, às 18h. Os ingressos para as apresentações custam R$ 20 e R$ 10 (meia), à venda nos locais. 

Confira a programação:

Sábado, 15 de setembro
15h - Ação Danças Urbanas (PE) | Estacionamento da Casa da Cultura
16h - Espetáculo: Ubu Rei | Teatro Bissextos (PE) | Teatro Marco Camarotti
20h - Espetáculo: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras | Teatro da Mafalda (SP) | Teatro Capiba

Domingo, 16 de setembro
16h - Encontro de Bois e Ursos | Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata
18h - Espetáculo: Deslenhar | Teatro Miçanga (PE) | Local: Teatro Marco Camarotti
20h - Apresentação Musical: De Baile Solto | Siba (PE) | Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.