cultura Grupos culturais de Brasília Teimosa e do Pina movimentam Festival ReConhecer Evento acontece neste sábado (1), com apresentações gratuitas de teatro, dança e música na Praça de São Pedro

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/09/2018 12:20 Atualizado em: 01/09/2018 16:28

Uma das atrações do festival, o Maracatu Estrela do Mar, vai apresentar canções no ritmo de baque virado. Foto: Divulgação
Uma das atrações do festival, o Maracatu Estrela do Mar, vai apresentar canções no ritmo de baque virado. Foto: Divulgação

Berços de manifestações da cultura popular do Recife, as comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul da cidade, recebem neste sábado (1), a primeira edição do Festival ReConhecer. Com o intuito de valorizar os artistas da região e incentivar a movimentação do cenário artístico local, o evento vai reunir diversas linguagens como o teatro, a dança e a música, em dois palcos (Maré e Praia), com apresentações de 15 grupos. Idealizado por produtores das duas localidades, o encontro vai acontecer na Praça de São Pedro, em Brasília Teimosa, a partir das 17h. 

A programação vai contar com exibição de grupos como o Balé Deveras, que é formado por crianças, jovens e adultos resgatados da vulnerabilidade social, do Maracatu Estrela do Mar, que vai apresentar canções cantadas por pescadores no ritmo de baque virado, o Maracatu Nação Erê, criado para alfabetização de meninos e meninas do Centro de Educação Popular Mailde Araújo (Cepoma), da Orquestra de Frevo do Rubinho e da Cia de Danças Angelita Karollaine, que atua há mais de 20 anos com atividades relacionadas às danças folclóricas. O festejo vai receber ainda atrações como a banda Flora, o grupo teatral Achyles Coqueijo, Panthers, o conjunto de dança de rua Hunthers, o bailarino e coreógrafo Richard Thompson, a cantora Dani Buckman, o rapper O2 MC e o cantor Denilson Vieira. 

De acordo com o coordenador do Festival, Rogério Ferreira, o evento surge com um único objetivo, intensificar o reconhecimento da população sobre os bens culturais presentes na localidade. "O ReConhecer nasce da necessidade dos próprios moradores em reconhecer a riqueza cultural de Brasília Teimosa e do Pina, que juntas possuem mais de 40 grupos culturais", declarou. 

O organizador afirmou ainda que a realização do festival auxilia na construção cultural dos moradores e também contribui na prevenção da violência. "Essas comunidades possuem um legado histórico tão rico, que é importantíssimo para a formação cultural da sociedade. E o melhor, é que grande parte dessas manifestações são de caráter social, o que ajuda no combate da violência e na promoção da Cultura de Paz", completou Ferreira. 

O Festival ReConhecer foi criado durante o segundo módulo do Laboratório de Projetos Culturais, promovido pelo Instituto JCPM e pela Proa Cultural. Com mais de 4 horas de duração, o evento tem classificação livre, com entrada gratuita. A expectativa é receber cerca de três mil pessoas durante as apresentações. 
 
Serviço
Festival ReConhecer
Quando: 1º de setembro
Onde: Praça de São Pedro, em Brasília Teimosa.
Horário: 17h
Entrada: Gratuita
 
Programação:  
                                     
Palco Maré
17:50 - Maracatu Estela do Mar
18:15 – Banda Flora
18:55  -GTAC
19:30 - Hunthers
20:00 - Deveras
20:35 - Panthers
21:00 - Michelle Monteiro e Angelita
 
Palco Praia
17:35 - Maracatu Nação Erê
18:05 - Richard Thompson
18:30 - Dani Buckman
19:40 -Orquestra de Frevo do Rubinho
20:20 – O2 MC
20h20 - MC D2
20:50 - Denilson Vieira


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.