Agenda Programação do Festival Estudantil de Teatro e Dança movimenta a programação cultural no Recife Festival que vai desta quarta-feira (22) até o dia 2 de setembro, reúne cerca de 25 apresentações, no Teatro Apolo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/08/2018 18:00 Atualizado em:

A programação inclui produções artísticas do Recife, Olinda, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e, pela primeira vez, de São Paulo. Foto: Divulgação
A programação inclui produções artísticas do Recife, Olinda, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e, pela primeira vez, de São Paulo. Foto: Divulgação


Espetáculos de teatro e dança encenados por estudantes de escolas pública e privadas, universidades, cursos livres e ONGs vão movimentar a agenda cultural da cidade. A 16ª edição do Festival Estudantil de Teatro e Dança (FETED), que vai desta quarta-feira (22) até o dia 2 de setembro, reúne cerca de 25 apresentações, no Teatro Apolo, e tem o intuito principal de revelar novos talentos pernambucanos. A programação inclui produções artísticas do Recife, Olinda, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e, pela primeira vez, de São Paulo.

"O festival existe há 16 anos e já revelou artistas e grupos teatrais da cidade. O elenco profissional vem 90% desses movimentos estudantis. A nossa ideia é difundir as artes cênicas  e dar espaço para atores, atrizes e até técnicos se expressarem", explica o produtor e criador do festival, Pedro Portugal. Já passaram pelo FETED nomes como o Grupo Magiluth e a Trupe Ensaia Aqui e Acolá. Sem receber incentivo público para financear o festival, os  ingressos vão custar R$ 15 (preço único), para cada sessão, onde R$ 9 será repassado para os grupos custearem suas produções.

Os homenageado desta edição são o jornalista e pesquisador Leidson Ferraz e o coreógrafo, ator e bailarino pernambucano Black Escobar, radicado em São Paulo, que traz à capital pernambucana duas criações coreográficas do grupo do Instituto Federal de São Paulo, o IFSP.com Teatro e Dança, com apresentações na sexta-feira, às 19h. A abertura do FETED, nesta quarta-feira (22), às 19h, terá a estreia do musical O Despertar, no Teatro Apolo, no bairro do Recife. São vinte atores em cena e três músicos, todos alunos da IX Turma de Teatro da Cênicas Cia. de Repertório. A montagem dirigida por Antônio Rodrigues é uma adaptação do texto O Despertar da Primavera (1890), do alemão Frank Wedekind, com trilha sonora executada ao vivo. O enredo aborda temas como adolescência, sexualidade, gravidez, aborto e bullying.

Outro destaque na grade do festival, é o espetáculo Em um sol amarelo, adaptação da obra do escritor argentino César Brié, inédita no Brasil. A narrativa traça paralelos entre um terremoto na Bolívia e as tragédias brasileiras durante os períodos de chuvas. A peça é dirigida por Sandra Possani e encenada por alunos do Curso de Interpretação do Sesc Piedade. Ainda na programação, haverá o Mini Festival de Mini Criaturas Animadas, direção de Izabel Concessa, vai ocupar a Rua do Apolo, na tarde do domingo, 2 de setembro, às 16h, com sessões contínuas e gratuitas de várias peças curtas. A produção é da Universidade Federal de Pernambuco.

Congfira a programação completa:

TEATRO

Quarta-feira, 22 de agosto
19h - O Despertar, da IX Turma de Teatro da Cênicas Cia. de Repertório

Quinta-feira, 23 de agosto
19h - A Bandeira do Soldado, da Umbu-Ganzá Centro de Cidadania

Sábado, 25 de agosto
16h - Que Família!, da Grupo Teatral Nossa Juventude/GTNJ
20h - Ele, Artaud! emReperformance, da Escola Municipal de Arte João Pernambuco 

Domingo, 26 de agosto 
16h  - Blecaute (Colégio São José – Abreu e Lima)
20h - 3x Plínio Marcos (SESC Petrolina – Petrolina)

Quarta-feira, 29 de agosto 
19h - Em um Sol Amarelo (Curso de Interpretação Para Teatro do SESC Piedade – Jaboatão dos Guararapes)

Quinta-feira, 30 de agosto 
19h - O Sol de Assis (Grupo de Teatro Anália Franco e Fraternidade Espírita Peixotinho – Olinda)

Sexta-feira,31 de agosto 
19h - A Volta ao Mundo em 80 Dias, da Academia Santa Gertrudes (Olinda)

Sábado, 1 de setembro 
16h - Hiato (UFPE)
20h - Holograma da Saudade(Fafire – Recife)

Domingo, 2 de setembro 
16h - Mini Festival de Mini Criaturas Animadas, da UFPE. (Rua do Apolo)
16h - Era uma vez na Terra Encantada (Individual Model)
20h - Epifanias do Corpo (Escola Municipal de Arte João Pernambuco)

DANÇA

Sexta-feira, 24 de agosto, às 19h
- Folclorear, do Grupo Origens, da Academia Santa Gertrudes
- A Ponte, do Colégio Equipe
- Caboclinhas, da UFPE
- Estação da Luz em Uma Viagem Alegórica, da IFSP.com Teatro e Dança (São Paulo)
- A Dança do Bumba-Meu Bumba e a Ressurreição, do Grupo Artístico e Cultural Boi TaTa Tá 
- uMbiT, da UFPE
- Curumim Porã, da Cia. de Dança e Teatro Luardat
- Frevo é, da Faceta Cia. de Dança
- Vivências, da UFPE
- Para A Dinian, da UFPE
- A História se Repete, da IFSP.com Teatro e Dança (São Paulo)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.