arte Dia Mundial da Fotografia tem programação gratuita no Bairro do Recife Atividades vão acontecer na Galeria Arte Plural, até o dia 17

Por: Mabson Rodrigues - Diario de Pernambuco

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/08/2018 20:51 Atualizado em: 14/08/2018 20:58

Ciclo de palestras e debates acontecem no Bairro do Recife. Foto: Júlio Jacobina/DP
Ciclo de palestras e debates acontecem no Bairro do Recife. Foto: Júlio Jacobina/DP

Assim como a cultura e as artes que revolucionaram a sociedade a partir do século XIX, a fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da historia da humanidade. Apesar de ter sido reconhecida pela primeira vez em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, o desenvolvimento da fotografia não está atribuído a apenas um criador, mais ao um processo de avanços feitos por várias pessoas que juntas agregaram conceitos, dando origem à fotografia como é conhecida hoje. 

Em celebração ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto, o Atelier de Impressão realiza a partir desta quarta-feira (15), uma série de atividades em homenagem a prática. A data é comemorada em várias partes do mundo, e é um tributo a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. A programação festiva vai conta com debates e palestras, que abordarão temas que vão desde a origem a modernização da atividade. Os eventos são gratuitos e vão acontecer na Arte Plural Galeria, localizada na Rua da Moeda, Bairro do Recife. 

Intitulada "Em Foco", o início do ciclo comemorativo acontece a partir das 19h, com a apresentação do design gráfico pernambucano, Ricardo Gouveia de Melo, com uma palestra sobre o processo fotográfico na editoração de livros. A noite de abertura vai contar ainda com um espaço dedicado a venda de produtos literários ligados à fotografia. Na quinta-feira (16), o criador do grupo Drone Recife, Bruno Silva, será o mediador de uma conversa sobre os cuidados na utilização de drones para a fotografia e a legislação aplicada nesse tipo de ato. A apresentação vai discutir assuntos como técnica, segurança e manuseamento do aparelho. O encerramento da programação acontece na sexta-feira (17), com a segunda edição do Entretempos, evento que reúne profissionais de diferentes gerações para um debate e troca de experiências. Tendo em pauta o fotojornalismo, o encontro vai contar com  a participação  dos fotógrafos Eric Gomes e Júlio Jacobina. 

Para o sócio do Atelier de Impressão, Gustavo Bettini, a ação tem o objetivo de fomentar o debate sobre a importância da fotografia e sobre a responsabilidade de atuar na área. “Atualmente o mercado fotográfico está num momento importantíssimo para o cenário. A massificação da fotografia esta levando as pessoas há entenderem um pouco mais essa atividade. A sociedade hoje utiliza a fotografia para diversas coisas, como por exemplo, se comunicar e sem dúvidas, é muito importante falar sobre as formas corretas de utilizar essa prática”, afirmou o fotógrafo.  



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.