Luto Corpo de José Pimentel é velado com manto de Jesus Cristo na Alepe Artista recebe homenagens de familiares, amigos e fãs na Assembleia Legislativa do Recife

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/08/2018 17:50 Atualizado em: 14/08/2018 18:31

Corpo é velado na Assembleia Legislativa do Recife, na Boa Vista. Foto: Mabson Rodrigues/DP
Corpo é velado na Assembleia Legislativa do Recife, na Boa Vista. Foto: Mabson Rodrigues/DP


O corpo do ator e diretor José Pimentel, 84 anos, está sendo velado na tarde desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Recife. Em referência a Jesus Cristo, personagem mais marcante de sua carreira, o produtor foi vestido com um manto vermelho, atendendo a um pedido especial do próprio Pimentel, segundo a família. Uma bandeira de Pernambuco foi estendida sob o caixão, em respeito a trajetória e contribuição cultural do pernambucano.

"Meu pai deixa um legado de luta, trabalho e amor à arte. Ele é um exemplo a ser seguido em diversos ângulos, seja na vida profissional ou familiar. Foram muitos anos dedicados ao teatro, com muito amor, perseverança e o principal, sem nunca desistir. Ele realmente teve uma história de vida dedicada à cultura”, disse a filha única do artista, Lílian Pimentel.

A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, visitou o local e prestou homenagem ao ator e diretor de teatro José Pimentel. "O Recife agradece a Pimentel o fato de ele ter colocado a serviço do nosso povo todos os seus talentos, como homem de teatro, diretor, ator, cenógrafo, técnico de luz e som. Dedicou-se a cada um desses papéis impregnado de paixão e entrega. Esse é o grande exemplo que ele nos deixa", disse em nota oficial. Também estiveram presentes no velório personalidades como Priscila Krause, o cantor Ed Carlos, o ator e amigo Renato Phaelante, o ator e novo Jesus, Emerson Moura, a atriz que interpreta Maria, Angélica Zenith, entre outros companheiros de palco. 

Causa da morte

Segundo informações repassadas pela família, no dia 30 de julho José Pimentel sentiu um cansaço e foi levado ao Hospital Esperança, onde ficou internado para diagnóstico e iniciou o tratamento de um enfisema pulmonar. O quadro de saúde se agravou a partir da última quarta-feira (8), quando ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O paciente foi diagnosticado com neoplasia biliar, um tipo câncer que se desenvolve na vesícula biliar, um pequeno órgão abaixo do fígado. Devido as complicações da doença, José Pimentel faleceu às 9h01 desta terça-feira (14), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Esperança. O artista estava respirando com a ajuda de aparelhos e sendo submetido a sessões de hemodiálise. Nascido no dia 11 de agosto de 1934, Pimentel faleceu três dias depois de completar 84 anos. 

Sepultamento
O corpo permancerá na Assembleia Legislativa do Recife, no bairro da Boa Vista, durante toda a madrugada. Na quarta-feira (15), às 8h, um cortejo será direcionado para a Capela do Cemitério de Santo Amaro, onde haverá uma missa aberta ao público, às 10h. O sepultamento do artista está marcado para as 11h, no mesmo local. 

*Com informações do repórter Mabson Rodrigues


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.