Polêmica Versão de This is America é censurada na Nigéria Gravada pelo rapper Falz, canção copia o clipe e a música de Childish Gambino para denunciar mazelas sociais no país africano

Por: Estado de Minas

Publicado em: 13/08/2018 15:27 Atualizado em:

Coreografias e toda a estrutura do clipe original foram repetidas por Falz (foto: Youtube / Reprodução)
Coreografias e toda a estrutura do clipe original foram repetidas por Falz (foto: Youtube / Reprodução)

This is America, do norte-americano Childish Gambino, foi uma das gravações mais fortes do ano até aqui. As imagens no clipe e suas críticas sociais inspiraram o nigeriano Falz a fazer uma uma versão da música sobre seu país, lançada em maio. No entanto, o choque por lá foi ainda maior e This is Nigeria acabou censaurada no país.

Na última quinta-feira, a apresentadora de rádio Folaranmi Folayan publicou em seu Twitter o documento enviado pelo governo, através de sua Comissão Nacional de Radiodifusão (NBC), recomendando a exclusão da música das programações, alegando que a letra é "vulgar". "É por isso que não podemos culpar nossos artistas por fugir de comentários sociais a maioria das vezes", comentou a radialista.




"Essa é a Nigéria/ Olha como vivemos/ Olha como comemos/ Todo mundo é criminoso", diz a letra da versão de Falz, que critica ainda a corrupção do governo e o extremismo do grupo terrorista Boko Haram, responsável por diversos atenados violentos no país.

Em entrevista à CNN, Falz protestou contra a decisão. "Não estou feliz que a NBC esteja impedindo as pessoas de ouvir mensagens tão fortes que precisam ser ouvidas. Eu não vou me arrepender e é por isso que meu próximo álbum é importante. Há muita coisa acontecendo que precisa ser discutida, mesmo que muitas pessoas não queiram ouvir a verdade", declarou.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.