HQ Turma da Mônica e Menino Maluquinho estão juntos em nova HQ MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica foi lançado na última semana durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 13/08/2018 11:05 Atualizado em: 13/08/2018 11:14

MMMMM faz jus à expectativa de um encontro entre esses dois universos. Foto: Melhoramentos/Divulgação
MMMMM faz jus à expectativa de um encontro entre esses dois universos. Foto: Melhoramentos/Divulgação

São Paulo - Movimento comum na cultura pop, a ideia de juntar personagens de diferentes franquias não é novidade. Em 1976, por exemplo, a DC Comics e a Marvel reuniram, pela primeira vez em HQ, dois de seus heróis mais famosos, Superman e Homem-Aranha, respectivamente. Mais recentemente, a série Sobrenatural teve um inusitado episódio especial em reunião com um clássico dos desenhos animados, Scooby-doo. É quase de se estranhar que tenha demorado tanto para surgir algo como MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica (Melhoramentos, 80 páginas, R$ 49), lançada na última semana durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

"Durante esses anos todos, eu estive sempre com o Ziraldo. Ele participa da minha vida e vice-versa”, comenta Mauricio de Sousa, observando que, apesar da proximidade entre os dois artistas, nenhum deles havia pensado em reunir seus personagens antes. "Não me ocorria um crossover, não tinha esse papo com ele. Essa ideia é recente, alguém, que nem sei quem foi, sugeriu", acrescenta o criador da Turma da Mônica.

“Por que não fazer um crossover de personagens fortes, e de um amigo? E aí começaram os preparativos", recorda o quadrinista, acrescentando que ele e Ziraldo concordaram com a ideia de chamar outro autor para imaginar esse encontro. "Tinha de ser um conhecedor das duas famílias de personagens.” O nome escolhido foi Manuel Filho, experiente autor de livros infanto-juvenis, com mais de 40 obras publicadas e já agraciado com um Prêmio Jabuti.

"Fui chamado para visitar o estúdio de Mauricio de Sousa e conversar com ele sobre um livro", conta Manuel Filho. Segundo ele, a revelação sobre a ideia de juntar Mônica e Maluquinho em uma mesma história só veio ao final da conversa, quando o editor da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman, perguntou ao autor se ele teria interesse. “Eu morri de rir. Eu falei ‘Isso nunca vai acontecer, imagina'", disse, ainda cético quanto ao projeto, imaginando que Ziraldo teria alguma ressalva.

As dúvidas foram dissipadas quando o próprio Ziraldo entrou em contato com Manuel Filho para conversar sobre o livro. “Foi uma loucura”, comenta, a respeito da materialização do projeto, um encontro que ele mesmo desejava desde criança, quando começou a ler quadrinhos. “No fundo, todo brasileiro se sente um pouquinho dono de Mônica e de Menino Maluquinho”, comenta.

Embora os personagens das duas franquias sejam imediatamente associados aos quadrinhos, sobretudo os de Mauricio, o Menino Maluquinho surgiu como livro, em 1980, e só depois foi adaptado para as HQs e outras mídias. Tal como a publicação original de Ziraldo, MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica é um livro infantil ilustrado.

A história parte de uma premissa similar à de A fantástica fábrica de chocolate: após serem premiados em uma promoção que levariam os ganhadores para conhecer a Montanha Mágica que dá título ao livro, as respectivas turmas viajam até o lugar. De um lado, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Franjinha e o cãozinho Bidu; do outro, Maluquinho, Julieta, Bocão, Junim e Lúcio. Os dois grupos logo se entrosam e embarcam em uma série de aventuras e competições inusitadas.

Com texto bastante agradável e divertido, além de bonitas ilustrações feitas pela equipe do estúdio de Mauricio de Sousa, MMMMM faz jus à expectativa de um encontro entre esses dois universos. E outras reuniões podem ocorrer no futuro. “Já que começou, é possível que volte a acontecer. Deixa baixar a poeira. Depois, vamos ver. É gostoso fazer isso”, pontua Mauricio.

Exportação
O responsável pelo maior sucesso editorial do país segue ambicioso na proposta de levar seus personagens a cada vez mais gente e investe em transcender as barreiras nacionais. “Vamos internacionalizar mais a Turma da Mônica. Em janeiro (de 2019), a gente começa a trabalhar com revista nos EUA e Canadá”, diz. “Já começamos no México, recentemente, e estamos publicamos na França e países vizinhos”, acrescenta, revelando também que pretende investir no mercado nipônico. “Vamos abrir a Mauricio de Sousa Japan, trabalhar lá com histórias em quadrinhos e licenciamento, mas para isso preciso mostrar serviço com as revistas, que devem começar a sair neste fim de ano”, conta Mauricio.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.