Olinda Mercado Eufrásio Barbosa tem novo horário de funcionamento Reaberto à população no último dia 5, o espaço foi transformado em um centro de cultura popular

Publicado em: 23/07/2018 16:05 Atualizado em: 23/07/2018 16:17

O espaço passa a ficar aberto das 9h às 17h, de terça a sábado. Foto: Hélia Scheppa/Divulgação.
O espaço passa a ficar aberto das 9h às 17h, de terça a sábado. Foto: Hélia Scheppa/Divulgação.
A partir desta terça-feira (24), o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (MEB), localizado no bairro do Varadouro, em Olinda, funcionará em horário estendido. O espaço passa a ficar aberto das 9h às 17h, de terça a sábado. A entrada é gratuita. Reentregue à população no dia 5 deste mês, após uma requalificação estrutural, o mercado, que tem 6 mil m², foi transformado em um Centro de Cultura Popular.

No local, os visitantes podem conferir o Museu do Mamulengo, em funcionamento há mais de 20 anos na Cidade Alta, que agora ocupa duas salas do novo Eufrásio Barbosa, como também o Espaço Bajado, que traz a exposição de 40 obras do artista olindense Bajado.

O Eufrásio Barbosa também conta com uma sala voltada para exposição autoral de Tânia Carneiro Leão, neta do homenageado do espaço, Eufrásio Barbosa, intitulada "Pinturas". Além disso, há um espaço dedicado à mostra "Olhares Pioneiros", sob a curadoria do artista plástico Raul Córdula, que faz referência aos primeiros movimentos coletivos na cidade-patrimônio surgidos nas décadas de 1960 e 1970. Dentro do mercado, o público também pode aproveitar a livraria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). 

História

No Mercado Eufrásio Barbosa funcionou a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco e na metade do século 20, virou a Fábrica de Doces Amorim Ltda. Só em 1990 foi reaberto como mercado público. Sua construção é datada dos séculos 17 e 18. Com planta retangular, em plano único e alvenaria de tijolos, as fachadas são todas rebocadas, sendo a principal com aberturas em arcos plenos e platibanda retangular. Apesar de o prédio original ter passado por algumas reformas, o monumento continua preservado e faz parte da riqueza do conjunto arquitetônico da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Serviço:
Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa
Endereço: Praça do Varadouro, s/n, Varadouro, Olinda
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h
Entrada gratuita 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.