Literatura TV Universitária celebra 50 anos com lançamento de livro Obra relata detalhes do surgimento da primeira emissora educativa do Brasil

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/07/2018 17:31 Atualizado em: 09/07/2018 16:48

Jornalista Maria Clara Angeiras. Foto: Lara Nunes/Divulgação
Jornalista Maria Clara Angeiras. Foto: Lara Nunes/Divulgação


O livro TVU, canal 11: A primeira TV educativa do Brasil, conta em detalhes o nascimento da primeira emissora educativa do país. O seu lançamento será no dia 9 de julho, às 17h, no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, no bairro de Santo Amaro, e contará com a presença do reitor Anísio Brasileiro e outras autoridades da universidade. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da TV Universitária.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Escrito pela jornalista Maria Clara Angeiras, também publicitária e funcionária do NTVRU desde 1994, o livro é fruto do estudo realizado durante seu mestrado em Educação na UFPE. A publicação tem uma forte carga de pesquisa bibliográfica, imagens de registro, atas de reunião, entrevistas e uma série de detalhes políticos e comunicativos da época. 

História
A TVU surgiu em 1968, como veículo integrante do Núcleo de TV e Rádios Universitárias - órgão suplementar da UFPE. Neste período, a primeira TV educativa do Brasil nascia em um cenário totalmente improvável, no qual estabelecia-se o AI 5, um ato Institucional que suspendia os direitos democráticos e censurava toda forma de expressão, principalmente aos meios de comunicação.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.