CULTURA Amantes da literatura convocam clubes de leitura em Pernambuco Objetivo é unir os clubes para realizar o 1° Encontrão Literário.

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 10/06/2018 21:13 Atualizado em: 12/06/2018 20:01

Integrantes da Liga de Leitores PE, também denominados Turistas Literários de Pernambuco,  após uma de suas reuniões mensais. Foto: Edineide Oliveira/Cortesia  (Foto: Edineide Oliveira/Cortesia)
Integrantes da Liga de Leitores PE, também denominados Turistas Literários de Pernambuco, após uma de suas reuniões mensais. Foto: Edineide Oliveira/Cortesia

Uma parceria da Liga de Leitores PE com o Turistas Literários PE e o Clube de Leitura Floriterárias inicia um processo que pode revelar uma realidade que pode ser considerada extemporânea em tempos de muita fixação em mídias digitais: a multiplicação de clubes e grupos literários. São coletivos de pessoas que não se contentam em apenas ler livros, mas querem conversar e debater sobre temas relativos aos livros e à literatura, colocando em xeque posicionamentos taxativos de quem se atreve a prever fim de publicações impressas.

“Não importa quantas pessoas participem ou o gênero de literatura, nem mesmo o tempo de existência, mas que sejam coletivos que existam em torno da literatura e que nos indiquem meios de contatos”, diz Neide Oliveira, que representa a Liga de Leitores e o grupo Turistas Literários. “Queremos mobilizar um encontrão de clubes de leitura”, diz Anita Presbitero, do Clube de Literatura Floriterárias, que realiza neste mês sua 25 reunião mensal.


Para tentar viabilizar o “encontrão”, a Liga criou um formulário virtual e pede que cada integrante de clube multiplique a divulgação para alcançar a maior quantidade possível de clubes e grupos cadastrados. “Queremos reunir grupos literários de Pernambuco, que realizam debates regularmente sobre os livros lidos, seja de forma presencial ou através das redes sociais”, explica Anita Presbitero. "A iniciativa surgiu do desejo em aproximar os clubes do nosso estado, fortalecendo-os ainda mais, ampliando o debate, além de incentivar outros pernambucanos a se engajarem no projeto de incentivo à leitura", destaca Edineide Oliveira.


formulário virtual já está disponível (basta clicar aqui) e o preenchimento pode ser realizado até o próximo dia 30. O preenchimento é simples e pode ser feito por celular, tablet, notebook  ou computador, indicando dados básicos como nome e data de criação do clube, número de integrantes, responsável(is) e seu(s) WhatsApp, indicação se os debates são presenciais ou virtuais (por WhatsApp, etc.) e quantos foram realizados, além de informar eventuais perfis em redes sociais (Facebook, Instagram, Skoob e Twitter), canal no YouTube, blog/site ou outros. Para julho está prevista uma reunião apenas com representantes de todos os clubes, para definição de detalhes para o Encontrão dos Clubes de Leitura PE.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.