crowdfunding Downtown lança campanha de financiamento coletivo para quitar dívidas A Campanha foi lançada no site Catarse no final da tarde desta segunda-feira (14) e oferece recompensas que variam desde entrada no pub à aluguel da casa para a realização de eventos

Publicado em: 14/05/2018 21:18 Atualizado em: 14/05/2018 21:30

Segundo o empresário Tito Lívio Saraiva, o financiamento coletivo vai ser "a última forma" de quitar as dívidas do estabelecimento.  Foto: Roberto Ramos/DP
Segundo o empresário Tito Lívio Saraiva, o financiamento coletivo vai ser "a última forma" de quitar as dívidas do estabelecimento. Foto: Roberto Ramos/DP
Sensibilizados com o anuncio do encerramento das atividades do Downtown, muitos artistas, clientes e parceiros decidiram, em conjunto com a diração da casa noturna, lançar um financiamento coletivo para salvar a Casa do Rock. A Campanha foi lançada no site Catarse no final da tarde desta segunda-feira (14) e oferece recompensas que variam desde entrada no pub à aluguel da casa para a realização de eventos.

Segundo o empresário Tito Lívio Saraiva, o financiamento coletivo vai ser "a última forma" de quitar as dívidas do estabelecimento e agradeceu a mobilização que vem ocorrendo em prol a casa noturna. "Ao longo da última semana recebemos várias ligações, comentários, e-mails, mensagens e pessoas em nosso escritório, pedindo para que encontrássemos uma forma da casa continuar aberta. O resultado disso foi que em menos de 24 horas a hastag #ficadowntown viralizou nas redes sociais. Ficamos muito felizes e gratos com todo o reconhecimento do trabalho que realizamos durante estes 21 anos", disse o empresário. 

No dia no anúncio do fechamento, o perfil oficial do Downtown no Instagram afirmou que a "grave crise financeira que assola o país, aliada aos problemas crônicos do bairro", inviabilizam o trabalho dos profissionais que conduzem a casa. "Falta de limpeza das vias públicas, iluminação precária, extorsão praticada pelos flanelinhas, ambulantes invadindo as calçadas, insegurança, fiscalização ineficiente nos mais diversos setores, incluindo o pouco fomento ao turismo e a cultura local, está nos obrigando a tomar esta difícil decisão", completa a publicação.  

Em entrevista ao Diario, empresário afirmou ter procurado ajuda ao poder público para continuar mantendo as atividades da casa, mas não houve retorno. "Eles são solidários, acham que o Downtown é simbólico, mas não encontraram uma maneira de ajudar", disse Tito Lívio, que mesmo "esperando um milagre" se demonstrou esperançoso com o movimento que surgiu, vindo de diversos artistas locais, para salvar o bar, após a divulgação do seu fechamento. 

O representante do Itaipava Catorze cedeu o espaço e todo material necessário para a realização de um evento com toda renda revertida para o Downtown. O show deve acontecer no dia 26 de maio, reunindo várias bandas que abriram mão de seus cachês para a realização da festa, que, segundo Tito Lívio, deve ter doze horas de duração. 

O empresário anunciou, ainda, que caso o financiamento coletivo dê certo, além de manter a programação noturna oferecida pela casa, o Downtown tratá uma nova proposta, que busca incentivar a produção cultural da cidade e trazer mais vida ao Recife Antigo. A casa se transformará num espaço cultural abrigando durante o dia oficinas, workshops, cursos de formação e atividades voltadas para a população carente da área central do Recife. “Desta forma, além de permanecer como um local emblemático ideal para quem quer ouvir boa música, dançar e bater um bom papo com os amigos, também nos firmaríamos como um ponto de efervescência cultural e social” finaliza.

Para colaborar com a campanha, basta acessar  https://www.catarse.me/ficadowntown .


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.