• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Decoração Decor com nome e sobrenome Peças com assinatura podem garantir um ar mais contemporâneo, exclusivo e afetivo para as casas

Publicado em: 09/04/2018 11:48 Atualizado em: 09/04/2018 11:54

Aspectos da cultura brasileira são valorizados no designer de utensílios de cozinha. Foto: Joana Lira/Cortesia
Aspectos da cultura brasileira são valorizados no designer de utensílios de cozinha. Foto: Joana Lira/Cortesia

Pode até ser verdade que o clássico nunca sai de moda, mas não é por isso que você não deve sair do óbvio. Decorar o seu lar requer atenção, mas também pode ser divertido. E se você se descobrir dentre as mobílias e objetos escolhidos, melhor ainda, pois isso vai lhe garantir personalidade para seu cantinho. Trazer peças de designers brasileiros para dentro do seu lar é valorizar os artistas, fabricantes, lojistas e patrocinadores que se dedicam a criar e divulgar a arte para alegrar as casas e vidas. Em decorações mais arrojadas, é comum encontrarmos peças mais diferentes, contemporâneas e exclusivas, mas qu sempre conversam com o jeito de cada dono. 
 
Por trás de toda peça de design, existe uma história. De acordo com a recifense Joana Lira, formada academicamente em design gráfico, mas artista por experiência de vida, as peças trazem referências pessoais do criador. “Meu pai é arquiteto, minha mãe é design têxtil, então eu sempre tive relação com o ‘vestir a casa’. A minha cultura também é uma das minhas maiores inspirações”, conta. Segundo Joana, toda peça é muito pensada antes ser executada.

“Acho que na casa da gente tem que ter peça que conte a nossa história, traga referências da nossa cultura e viagens que fazemos. Pensar em objetos para o nosso dia-a-dia, essa brincadeira de fantasiar e decorar, criar um ambiente mais aconchegante para as pessoas”, explica. A A3design, empresa especializada em papéis e revestimentos de parede trouxe a 
Pernambuco uma coleção de revestimentos assinada por designers brasileiros 
como Joana Lira, Marcelo Rosenbaum e Adriana e Carlota.

Além dessa série, a empresa apresentou uma linha com a estilista alagoana Martha Medeiros, que traz referências das texturas de renda da região. Para o proprietário e administrador da A3design Marcelo Souza, a cultura brasileira deve ser celebrada. “Toda a coleção da Martha é inspirada nas rendas do Nordeste. Isso é valorizar o que é da terra”, conta. 
 
Agregar peças de design pode garantir uma decoração mais contemporânea e, talvez, exclusiva. Há uma tendência do igual, que pode, sim, ser combatida. Os lares não precisam ter a mesma cara e necessitam trazer a essência do dono. Para a arquiteta Renata Berenguer, sócia do Mota Berenguer arquitetos, peças assinadas só agregam em uma decoração que fuja do tradicional. “Trabalhar com profissionais qualificados só enriquecem os projetos e nos dá ainda mais possibilidades”, esclarece. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.