• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Folia Carnaval 2018: Tradicional desfile de Zé Pereira arrasta multidão no interior do estado Popular em diversas cidades, a trajetória do personagem é encenada com bonecos gigantes

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/02/2018 21:05 Atualizado em:

Bonecos de Zé Pereira e Vitalina desfilam em Belém do São Francisco. Foto: Internet/Reprodução
Bonecos de Zé Pereira e Vitalina desfilam em Belém do São Francisco. Foto: Internet/Reprodução

O tradicional Zé Pereira é festejado em vários cantos do interior pernambucano. Um dos locais onde a figura sai às ruas ano após ano é Belém do São Francisco, a 486 quilômetros do Recife. O cortejo com a tradicional figura parte de uma das ilhas existentes no Rio São Francisco em direção ao cais existente no Centro da cidade. Na chegada, o Zé Pereira é recebido pela noiva, Vitalina, e é então celebrado o casamento dos dois bonecos gigantes. Uma multidão de foliões prestigia o evento.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Desde 2011, as roupas dos bonecos Zé Pereira e Vitalina mudam de acordo com as temáticas homenageadas do evento. A história dos dois é contada por todos da cidade, nesta época do ano. Os belenenses se orgulham dos bonecos e de Gummercindo Pires de Carvalho, o criador dos dois. Em Flores, no Sertão do Pajeú, a figura lendária do Zé Pereira também é festejada. No município, ao invés da Vitalina, o boneco ganha a companhia do amigo Juvenal, que também desfila na abertura do carnaval do município. A Secretaria de Turismo e Eventos, inclusive, institui um concurso para descobrir quem está por trás das máscaras das duas figuras lendárias. O prêmio é de R$ 600.

DESFILE
Denominada de Carnaval Socializando 2018, a folia em Flores será comandada pela orquestra de frevos Edição Extra. A concentração para o início dos festejos no próximo dia 10 será a partir das 18h com a entrega gratuita de abadás, na antiga fábrica de doce, localizada na Rua Cleto Campelo. Da programação faz parte, ainda, o desfile do Bloco das Virgens, que sai pelas principais ruas da cidade sertaneja. Haverá premiação para as melhores fantasias participantes do desfile."Não queremos ver ninguém de fora dos festejos", diz a secretária de Turismo e Evento, Lucila Marques.

Acompanhe o Viver no Facebook:



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.