• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Literatura Margarida Cantarelli é reconduzida à presidência da APL Escritora recebeu unanimidade dos votos e pretende aproximar a instituição dos jovens

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/12/2017 18:41 Atualizado em: 11/12/2017 22:25

Recifense é autora do livro Rota Inversa, Descobrindo Portugal. Foto: Paulo Paiva/DP
Recifense é autora do livro Rota Inversa, Descobrindo Portugal. Foto: Paulo Paiva/DP

A escritora recifense Margarida de Oliveira Cantarelli, 72, foi reeleita, por aclamação, para assumir a presidência da Academia Pernambucana de Letras (APL) na tarde desta segunda-feira (11). A acadêmica considerou a sessão bastante "fraterna". "A unanimidade dos votos me deixou muito sensibilizada pela confiança de todos", disse. Na chapa vencedora, a vaga de vice-presidente ficou com Luzilá Gonçalves Ferreira, enquanto Lucilo de Medeiros Dourado Varejão será o secretário geral da instituição.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Com mais dois anos no posto máximo da APL, o maior foco de Cantarelli será realizar projetos para aproximar os jovens da Academia. "Queremos despertar o interesse dos estudantes da rede pública, tanto do ensino médio quanto das universidades", disse a pernambucana. Também há a intenção de aproveitar mais do acervo da instituição com a criação de um programa para acrescentar arquivos audiovisuais relativos à literatura: "A ideia é disponibilizar mais entrevistas, documentários, filmes que são baseados em obras e outros conteúdos audiovisuais".

"Nosso desafio agora é manter todo esse espaço que foi construído e recuperado para ter um bom uso, pois é cada vez mais difícil obter apoio de patrocínios na área de cultura. Temos de ser criativos e não perder o foco", concluiu a recifense, que também já foi presidente do Instituto Arqueológico histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Em sua trajetória literária, Margarida publicou livros como Momentos na justiça e Rota inversa, descobrindo Portugal, que mostra a relação literária entre o Brasil e o país europeu. 

Confira a chapa da diretoria eleita:

Presidente da Academia Pernambucana de Letras:
Margarida Cantarelli
1º Vice-presidente: Luzilá Gonçalves Ferreira
2º Vice- presidente: Nilzardo Carneiro Leão

Secretário Geral
Lucilo de Medeiros Dourado Varejão
1º Secretário: Antônio Dirceu Rabelo de Vasconcelos
2º Secretário: José Mário Rodrigues
Tesoureira: Anna Maria Ventura de Lyra e César

Comissão de Contas
Amaury de Siqueira Medeiros,
Alvacir Raposo Filho,
Olimpio Bonald Neto
Suplente: Arthur Carvalho de Oliveira Carvalho

Comissão da Memória
Rostand Paraíso
Roque de Brito Alves
José Luiz da Mota Menezes

Revista APL
Paulo Gustavo Oliveira

Arquivo
Flávio Chaves

Publicações
Lourdes Sarmento

Biblioteca
Cícero Belmar

Acompanhe o Viver no Facebook:



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.