• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Cinema Documentário sobre massacre de populações indígenas tem sessão gratuita em Camaragibe Martírio, filme dirigido por Vincent Carelli será exibido pelo no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/11/2017 09:00 Atualizado em: 24/11/2017 18:30

Martírio é o segundo de uma trilogia de documentários. Foto: Vitrine Filmes/Divulgação
Martírio é o segundo de uma trilogia de documentários. Foto: Vitrine Filmes/Divulgação

O contundente Martírio, documentário sobre a violência enfrentada pelas populações indígenas Guarani-Kaiowá no Brasil, terá exibição gratuita, no domingo, no Cineclube Bianor, em Camaragibe. A sessão do filme, dirigido Vincent Carelli em parceria com Ernesto de Carvalho e Tita Soares, tem entrada gratuita, com debate após a exibição. No Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Av. Dr. Pierre Collier, s/n, Vila da Fábrica), às 16h.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

Martírio é o segundo longa de uma série de três documentários realizados por Carelli sobre a questão indígena no Brasil. O primeiro, Corumbiara, foi vencedor do Festival de Gramado em 2009. O último filme da série se chamará Adeus, capitão, ainda sem data de lançamento previsto. O título que encerra a trilogia vai se focar na influência do capitalismo em sociedades indígenas. Todas as produções foram produzidas ao longo de décadas de pesquisas junto a aldeias, com registros feitos a partir dos anos 1980.

O antropólogo e documentarista franco-brasileiro Vicent Carelli atua há mais de 40 anos como indigenista e é idealizador do projeto Vídeo nas Aldeias, que forma cineastas indígenas.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.