• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Televisão Após transexualização, Ivana de A Força do Querer será homem gay Em uma conversa com a psicóloga Eva, a Ivana vai revelar que continua sentindo atração por Cláudio

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/08/2017 21:45 Atualizado em: 11/08/2017 20:35

Ivana irá descobrir ser um homem trans gay. Foto: Globo/Reprodução
Ivana irá descobrir ser um homem trans gay. Foto: Globo/Reprodução
A personagem Yvana (Carol Duarte), da novela A força do querer, está dando o que falar após ter decido iniciar um processo de mudança de gênero. No capítulo desta quinta-feira (10), ela irá descobrir ainda mais sobre sua sexualidade. Em uma conversa com a psicóloga Eva (Ester Jablonski), Ivana irá revelar que continua sentindo atração por Cláudio (Gabriel Stauffer). Assim, a terapeuta vai explicar que, se ela "completar essa travessia, será um trans homem gay".

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

"Eu ainda não me sinto encaixada, mas já sei onde me encaixo! Só tem uma coisa que me perturba, que eu não entendo", desabafará a jogadora de vôlei. "O Cláudio! Não mudou nada também em relação ao Cláudio! Meu sentimento, eu quero dizer... Eu amo o Cláudio, sinto a mesma atração pelo Cláudio", completará. "Você está mudando de gênero, não de sexualidade. São coisas diferentes! As pessoas nascem homens ou nascem mulheres. Mas a sexualidade delas pode estar dirigida para pessoas do mesmo sexo ou para pessoas de sexo diferente. Homens e mulheres podem ser héteros ou podem ser gays", explicará Eva. 

Confusa, a personagem de Carol Duarte vai questionar: "Você está dizendo que eu sou gay?". Apesar da visibilidade que a novela está dando para a causa trans, a produção recebeu criticas da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), que divulgou uma nota nesta terça-feira (8), criticando os termos utilizados pela obra de Glória Perez para definir Ivana. "A novela tem deixado a desejar quando a identificam como transgênero. No nosso entendimento a personagem é um homem trans, inspirada na obra do escritor e homem trans João W. Nery", diz o texto.

Acompanhe o Viver no Facebook:



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.