• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Literatura Escritor e jornalista, Cícero Belmar é o novo membro da Academia Pernambucana de Letras Autor de obras infantis, peças teatrais e romances, Belmar foi eleito ao número 33 da APL

Por: Alef Pontes

Publicado em: 27/03/2017 18:50 Atualizado em:

Belmar assume a vaga de Lucila Nogueira na APL. Foto: Cícero Belmar/Acervo Pessoal
Belmar assume a vaga de Lucila Nogueira na APL. Foto: Cícero Belmar/Acervo Pessoal


A Academia Pernambucana de Letras elegeu, nesta segunda-feira (27), o novo proprietário da cadeira de número 33 da instituição. Antes ocupado pela poetisa Lucila Nogueira, o cargo passa para o jornalista e escritor Cícero Belmar, autor de obras como Umbilina e sua grande rival e Rossellini amou a pensão de Dona Bombom. 

Com 30 dos 34 votos realizados na sessão, Belmar celebrou o título destacando a importância da instituição para a cultura pernambucana. "Eu acredito que a Academia Pernambucana e Letras é um espaço muito denso de cultura, arte e história. Fazer parte desse seleto grupo, que tem essa referência, é motivo de muito orgulho e alegria", comenta Belmar.

Escritor e jornalista, Cícero Belmar tem entre as suas publicações romances, contos, biografias e peças teatrais. Foi na rotina como repórter nos veículos de comunicação do Estado que teve o despertar para imergir no universo da literatura ficcional: "Eu era repórter do dia a dia e a partir dessa prática jornalística, principalmente no campo de polícia, eu senti a necessidade de começar a escrever ficção".

Entre suas obras figuram os infantis “Os vaga-lumes” e “O pintinho bailarino”; as biografias “Pola” e “O homem que arrastou rochedo - Fernando Figueira”; e os romances “Umbilina e sua grande rival” e “Rossellini amou a pensão de Dona Bombom”, este último premiado pela mesma APL em 2005.

Além de Belmar, concorreu ao título o professor do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco Juarez Caesar Malta Sobreira, autor de obras como Elementos para uma crítica da natureza do poder, Freud e o judaico: Ensaios sobre psicanálise e religião e Islam: a síntese do monoteísmo.

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1] 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.