• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Literatura Poeta e contista Everardo Norões lança dois novos livros Escritor venceu o prêmio Portugal Telecom de Literatura em 2014

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 16/06/2016 13:00 Atualizado em: 16/06/2016 12:38

Autor diz ter predileção pela poesia. Paulo Paiva/DP
Autor diz ter predileção pela poesia. Paulo Paiva/DP

São poucos os autores que transitam bem entre prosa e poesia. Cearense radicado no Recife, Everardo Norões é uma dessas exceções e reafirma a versatilidade de sua escrita com dois novos livros, um de poemas e outro de contos: Melhores mangas (Confraria do Vento, 96 páginas, R$ 37) e Wroclai (Mariposa Cartonera, 36 páginas, R$ 20). O lançamento será nesta quinta-feira (16), na Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife), a partir das 19h. O evento também abrirá espaço para um bate-papo do autor com o público, mediado pelos editores Karla Melo e Wellington de Melo.

“Eu acho que o conto é um gênero mais próximo da poesia”, diz o escritor sobre o processo de transitar entre esses polos e lançar duas obras distintas no mesmo espaço de tempo. Norões sugere que, por exigir maior concisão e síntese, a escrita de histórias curtas não difere tanto da construção de versos. “Já no caso do romance, você divaga mais”, completa.

O autor, no entanto, não esconde predileção pela poesia. “É um gênero muito mais difícil, mas me realizo mais“, afirma. O autor acredita que a leitura do poema costuma ser mais rica por conta da subjetividade. “Na poesia, cada leitor passa por uma experiência, dificilmente a interpretação será homogênea. Ele transforma a poesia em um objeto seu”.

Os lançamentos são os 10º e 11º livros da carreira do escritor, iniciada em 1981. Em 2014, venceu o Prêmio Portugal Telecom de Literatura, com Entre Moscas, publicação finalista do 56º Prêmio Jabuti. 

Lançamento dos livros Melhores Mangas e Wroclai, de Everardo Norões

Onde: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)
Quando: 19h
Quanto: Gratuito



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.