• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Cinema Oscar 2016: Amy, Gaga, Bowie, Grohl e Morricone entre os destaques musicais Além de concorrerem nas categorias de canção e trilha sonora original, músicos participam de homenagens, apresentações ao vivo e do prêmio de Melhor Documentário

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/02/2016 12:03 Atualizado em: 28/02/2016 19:01

Quentin Tarantino ao lado de Ennio Morricone, compositor da trilha do filme Os Oito Odiados (Foto: Kevin Mazur/ Getty Images/ Universal/ Divulgação)
Quentin Tarantino ao lado de Ennio Morricone, compositor da trilha do filme Os Oito Odiados
 
Uma das categorias mais definidas do Oscar deste ano é a de melhor trilha sonora original, cujo favorito absoluto é o maestro italiano Ennio Morricone, por Os oito odiados. Ele já ganhou um Oscar honorário em 2007 pelo conjunto da obra, mas nunca venceu um estatueta como concorrente, apesar de ter sido indicado outras cinco vezes e de ser o compositor dos temas clássicos de Cinema Paradiso, Era uma vez na América e da Trilogia do dólar do cineasta Sergio Leone. John Williams, com Star wars: O despertar da força, está entre os finalistas, pela 50ª vez (venceu cinco).

A música também se manifesta na categoria de Melhor Documentário (com as biografias de Amy Winehouse e Nina Simone) e nas performances da cerimônia de premiação.

Neste ano, Lady Gaga, Sam Smith e The Weeknd interpretarão ao vivo as canções concorrentes. A categoria provocou um dos episódios mais constrangedores do Oscar deste ano, já que os outros finalistas não foram convidados para cantar. A cantora transgênero Anohni (antes conhecida como Antony Hegarty) declarou que se sentiu discriminada por causa do veto.


Dave Grohl, baterista do Nirvana e líder do Foo Fighters, também fará uma apresentação especial com conteúdo-surpresa. Uma homenagem a David Bowie é uma possibilidade, já que o cantor, falecido em janeiro, também era diretamente ligado ao cinema, seja como músico ou como ator de filmes como Labirinto, Furyo, Fome de viver e O homem que caiu na Terra. Com a banda Nirvana, Grohl gravou uma famosa versão de The man who sold the world, clássico do Bowie.

FINALISTAS NAS CATEGORIAS MUSICAIS:

Melhor canção
Earned it, The Weeknd (Cinquenta tons de cinza)
Manta Ray, J. Ralph & Antony (Racing extinction)
Simple song #3, Sumi Jo e Viktoria Mullova (Youth)
Writing's on the wall, Sam Smith (007 contra Spectre)
Til it happens to you, Lady Gaga (The hunting ground)

Melhor trilha sonora
Ponte dos espiões
Carol
Os 8 odiados
Sicario
Star Wars: O despertar da força


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.