• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Carnaval 2016 Carnaval 2016: Recife vai homenagear Maestro Forró, Clube Pão Duro e Maracatu Nação Porto Rico Homenageados foram anunciados pela prefeitura e vão pautar decoração e tributos da folia de Momo na cidade, em fevereiro

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/11/2015 14:49 Atualizado em: 04/11/2015 16:09

Maestro Forró é um dos homenageados do carnaval 2016. Foto: Dialogo Comunicação/Divulgação
Maestro Forró é um dos homenageados do carnaval 2016. Foto: Dialogo Comunicação/Divulgação


A Prefeitura do Recife acaba de anunciar os homenageados do carnaval 2016: Maestro Forró, o Maracatu Nação Porto Rico e o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro. Os dois últimos comemoram 100 anos de atividades no próximo ano.

O maestro Francisco Amâncio da Silva é conhecido por comandar a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, derivada da Escola Comunitária de Música Zé Amâncio do Coco, criada por ele em 2002, na própria casa. Nascido em 1975, começou a tocar zabumba e sanfona aos quatro anos de idade, para acompanhar o pai.

Já o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro foi fundado no Pina, Zona Sul do Recife, em 1916. O nome seria uma brincadeira em consequência da procura do grupo de rapazes, os fundadores, por uma padaria onde lanchar - teriam encontrado somente pão velho e duro, apesar da busca. Um dos pães teria sido colocado numa lança, com a qual um dos garotos dançou pelos arredores do local. No ano seguinte, a troça desfilou pela primeira vez. E em 1993, foi promovida à categoria de Clube Carnavalesco Misto, com as cores vermelha e verde.

O Maracatu Nação Porto Rico, por sua vez, foi fundado em setembro de 1916, em Palmares, Mata Sul de Pernambuco. A Ialorixá Elda Viana, conhecida como Mãe Elda, está à frente da agremiação, cujas cores são o verde e o vermelho, em homenagem ao orixá patrono, Ogum. O maracatu já foi campeão quatro vezes do Concurso de Agremiações Carnavalescas do Recife, nos anos de 2001, 2002, 2004 e 2005, além de vice-campeão no Grupo Especial em 2006.

No Recife, a abertura oficial do carnaval deve ocorrer no dia 5 de fevereiro. No dia seguinte, Sábado de Zé Pereira, o Galo da Madrugada desfila em homenagem ao pernambucano Chico Science, com o tema Galo, frevo e manguebeat.

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.