• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Televisão Maeve Jinkings comenta personagem em A Regra do Jogo: "Viverá muitos conflitos em uma relação abusiva" Novela global estreia nesta segunda-feira na TV Globo, que revive a parceria entre Amora Mautner e João Emanuel Carneiro, responsáveis pelo sucesso de Avenida Brasil

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/08/2015 20:00 Atualizado em: 31/08/2015 13:49

Foto: TV Globo/Divulgação (Foto: TV Globo/Divulgação)
Foto: TV Globo/Divulgação
Nascida em Brasília, a figura de Maeve Jinkings é logo associada à produção recente do cinema pernambucano. Ela estrelou filmes como O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho, e Amor, plástico e barulho, de Renata Pinheiro. Nesta segunda-feira, a atriz estreia a primeira novela da carreira em uma trama rodeada de expectativas. Em A regra do jogo, escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Amora Mautner, ela interpretará Domingas, moradora do Morro da Macaca, esposa de Juca (Osvaldo Mil) e amiga da protagonista Tóia (Vanessa Giácomo).

"Domingas viverá muitos conflitos relativos a uma relação abusiva", adianta, em entrevista ao Viver. O convite surgiu da diretora e autor, após o produtor de elenco Guilherme Gobbi sugerir o nome da intérprete. "Eles gostam muito do cinema feito em Pernambuco", comenta. Além da teledramaturgia, Maeve grava Aquarius, segundo longa-metragem de ficção de Kleber Mendonça. Também estará nos longas Boi neon, de Gabriel Mascaro, e Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, ainda sem previsão de lançamento. Ela planeja ainda a volta ao teatro em São Paulo. "Estou morrendo de saudade do teatro".

Domingas aparenta ser uma mulher submissa. Que tipo de referência você usou para o papel? Acredita que ela tem um lugar na realidade de hoje?
Ainda vivemos num mundo muito hostil à mulher, de forma que, infelizmente, a minha referencia está de certa maneira na história da maioria das mulheres que você procurar saber. Basta abrir a escuta. Dia desses li que as mulheres representam 74% da população que toma remédios para doenças mentais, e isso está muito relacionado com uma sociedade que as oprime de várias maneiras. A Domingas é um retrato de muitas mulheres, e não apenas no Brasil.

Li em uma entrevista que você demorou a aceitar um papel na televisão. Por quê? O que te levou a aceitar o convite para A regra do jogo?
É natural um ator se identificar com alguns projetos e não se identificar com outros. Acho saudável até. E isso ocorre no cinema, na televisão e no teatro também, onde já fui atrás, já recusei e já aceitei papéis em diferentes projetos. No caso dessa novela, a dupla João-Amora ficou conhecida por dar mais suporte ao trabalho do ator na dinâmica na televisão, desde o texto que pode ser digerido e apropriado, o número reduzido de personagens, e até a própria "estética da sujeira" que Amora introduziu em Avenida Brasil trazendo mais realismo à encenação. Nessa novela eles querem experimentar uma nova relação com as câmeras, através do que eles chamam de caixa cênica.

Saiba mais...
Sônia Braga e Maeve Jinkings interpretam mãe e filha no novo filme de Kleber Mendonça Filho Atriz Maeve Jinkings, de O Som Ao Redor, estreia na teledramaturgia em nova novela global Oito razões por que A Regra do Jogo deve recuperar a audiência após fiasco de Babilônia Ator pernambucano Allan Souza Lima será morador de morro em A Regra do Jogo Filme com Sônia Braga começa a ser rodado no Recife. Diretor diz que preparação foi excelente Sônia Braga será uma viúva com poder de viajar no tempo em filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho Forrozeiro Maciel Melo vai atuar na novela global Velho Chico Totalmente Demais: Eliza beija Jonatas em sonho. Confira o resumo desta quinta-feira A Regra do Jogo: Domingas adoece e Juca lhe nega socorro. Confira o resumo desta quinta-feira A Regra do Jogo: Romero encontra Zé Maria. Confira o resumo da semana A Regra do Jogo: Tóia e Juliano rompem com Romero. Confira o resumo das novelas deste sábado A Regra do Jogo: Tóia e Juliano rompem sua relação com Romero. Confira o resumo da semana A Regra do Jogo: Atena planeja chantagear Romero com gravação e Sueli se preocupa. Confira o resumo da semana A regra do jogo: Romero e Atena se conhecem. Confira o resumo da semana A Regra do Jogo: Tóia vê Djanira e Romero juntos. Confira o resumo das novelas deste sábado Pior estreia: A regra do jogo só decola após a praga do sangue em Os dez mandamentos A Regra do Jogo surpreende com cena bem dirigida de ação no primeiro episódio. Confira crítica A Regra do Jogo: Confira o resumo da primeira semana da novela Verdades secretas: Viscky e Lourdeca ficam juntos novamente. Confira o resumo da semana
Avenida Brasil foi um fenômeno de popularidade. Você acompanhou a novela?
Há muitos anos não assisto televisão. Foi um hábito que adquiri nos tempos de minha faculdade de teatro, que era noturna, trabalhando como produtora cultural durante o dia. Não me restava tempo algum para mais nada! Mas escutei falar do sucesso estrondoso, a repercussão de uma boa novela ultrapassa a TV. Daí então comecei a me interessar pela dupla João e Amora, ler entrevistas e assistir trechos de seus trabalhos.

Por ser uma obra aberta, a sua preparação para um personagem em uma novela é diferente de um filme? Por quê?
É diferente desde o início porque não recebemos a trajetória completa do personagem como acontece no cinema e no teatro. Os capítulos na televisão vêm aos poucos. A dinâmica também difere porque existe menos tempo para se preparar, em função da maior quantidade de cenas. Por isso é preciso ter muita prontidão, e estudar sempre. Mas o caráter de uma obra aberta também é excitante, fico surpresa com os acontecimentos cada vez que leio um novo capítulo, com os rumos que a narrativa vai tomando.

Televisão é um universo que te interessa?
A representação humana me interessa, em todas as suas formas. E depois da internet, da programação on demand, das próprias mudanças que o país sofreu nas últimas décadas, a TV parece querer se reinventar. Pode ser um bom momento para buscar novas possibilidades narrativas dentro desse meio.

Quais foram os momentos que mais te marcaram com a repercussão de O som ao redor?
Foram muitos momentos marcantes. Quando recebemos o primeiro Fipresci no Festival de Roterdã na Holanda, quando Caetano Veloso escreveu entusiasticamente em sua coluna de jornal, quando venceu o Festival do Rio. Mas talvez eu tenha ficado realmente surpresa com a escolha do filme para representar o Brasil na candidatura ao Oscar.

Você gostaria de trabalhar com quais diretores?
Na televisão, gostaria muito de trabalhar com Luis Fernando Carvalho e também com (José Luiz) Villamarim.

NÚMEROS

15
Filmes que esteve envolvida

2
Filmes como preparadora de elenco

7
Longas em que atuou

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.