Habitação Primeiras mudanças completas do Holiday acontecem nesta sexta-feira

Publicado em: 14/03/2019 17:45 Atualizado em: 14/03/2019 18:00

Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP.
Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP.
As primeiras mudanças completas do edifício Holiday, em Boa Viagem, vão acontecer nesta sexta-feira (15). Uma equipe de 50 profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos está de plantão no prédio para identificar as necessidades dos moradores. Os atendimentos vão até as 19h. Na tarde desta quinta-feira (14), oito moradores já haviam agendado a mudança do edifício para amanhã.

De acordo com a secretária Ana Rita Suassuna, 56 atendimentos foram realizados até as 17h de hoje. Desses, um morador pediu para ser encaminhado ao abrigo da Prefeitura do Recife. Outros 29 solicitaram apoio da gestão municipal para a realização da mudança. "Estamos fazendo ainda a atualização de cadastros, orientando sobre a retirada de documentos e a inscrição no Cadastro Único. Equipes de saúde também dão suporte aos moradores", disse.

LEIA MAIS:

Edifício Holiday será desocupado e interditado nesta quinta-feira

Vereadores visitam o Holiday em dia de desocupação

Apesar de uma equipe ficar de plantão 24 horas no local, os atendimentos para agendamento de mudança, encaminhamento para abrigo e sobre retirada de documentos se encerram na noite de hoje e voltam a acontecer nesta sexta, a partir das 6h. Agentes da Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, Guarda Municipal, Samu e funcionários da Celpe também estão em frente ao edifício para prestar auxílio para as mudanças.

Holiday – ícone da arquitetura modernista
Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP.
Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP.
Construído entre 1957 e 1959, edifício foi um dos primeiros arranha-céus da capital, juntamente com o Acaiaca e o Califórnia. Possui 416 apartamentos (divididos em 317 quitinetes, 65 quarto-e-salas e 34 dois-quartos) distribuídos em 17 andares e surgiu a partir de projeto do engenheiro Joaquim de Almeida Marques Rodrigues. O intuito inicial era, como a maioria das edificações à época, de que fosse usado como veraneio. Marco da arquitetura modernista na cidade, transformou-se em um verdadeiro emblema do bairro de Boa Viagem. 

Para o premiado arquiteto pernambucano Wandenkolk Tinoco, profissional símbolo do modernismo e figura fundamental no desenvolvimento da arquitetura com esta linguagem no Nordeste, o Holiday é sinônimo de ousadia. “Principalmente considerando o grande número de apartamentos concentrados na sua estrutura e que demandava um serviço urbano mais completo de coleta, abastecimento, enfim. O que acontece hoje, provavelmente é resultado justamente disso, por ter sido implantando no momento em que estas estruturas ainda não estavam apropriadas para este tipo de edificação. Gosto muito, entretanto, do comportamento de quem o projetou, porque acho que a ousadia faz parte da antevisão. Quando se quer fazer algo adiante, faz-se com ousadia”, destaca, relembrando ainda o grande impacto que o Holiday teve na malha urbana e na fisionomia na cidade. “Com todos os percaços, reverencio o Holiday, acho que é projeto muito inspirado na linha de Oscar Niemeyer, mas a verdade é que ele perece há muito tempo pois não houve a adequação perfeita entre cidade e edifício”, conclui.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.