sororidade Por todas: grupo arrecada absorventes para mulheres em situação de rua no Recife

Por: Ketheryne Mariz

Publicado em: 12/03/2019 21:20 Atualizado em: 12/03/2019 22:08

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram
Com objetivo de arrecadar itens de higiene pessoal para mulheres em situação de rua na capital pernambucana, a estudante de psicologia Millena Carolina da Silva, 20 anos, criou o Por Todas Recife. A rede de mulheres pretende arrecadar calcinhas, pacotes de absorventes e dinheiro e fazer a doação  no dia 4 de maio.  

A iniciativa de Millena surgiu após assistir uma matéria na televisão. "Estava na minha casa e vi uma reportagem sobre a falta de ajuda do Estado no que se refere a higiene da mulher em situação de rua. Nunca tinha pensado sobre isso antes e na mesma hora pensei em como poderia ajudar", contou a estudante. 

No domingo, a jovem decidiu escrever em um grupo sobre a ideia de arrecadar itens e perguntou se alguns dos amigos aceitariam ajuda-la na ação. "Começou com um grupo de 10 pessoas e hoje tem 90 mulheres. Inclusive, pessoas de outros estados entraram em contato comigo porque querem implantar a mesma ação", exaltou.


Visualizar esta foto no Instagram.

Nosso projeto e objetivo %u2764

Uma publicação compartilhada por Por Todas - Recife %uD83C%uDF38 (@portodasrecife) em 10 de Mar, 2019 às 9:12 PDT

No ínicio, o grupo pensou em arrecadar apenas absorventes, mas tiveram conhecimento de que algumas mulheres em situação de rua não tinham até mesmo calcinhas, então de nada adiantaria só o produto de uso íntimo.  "Não sei se todos sabem, mas muitas dessas mulheres (em situação de rua) não recebem nenhuma ajuda do governo em relação a higiene menstrual, sendo assim elas usam miolo de pão, papelão...", diz trecho de publicações feitas no Instagram.

Quem deseja contribuir com dinheiro pode acessar a vakinha online feita pela rede de mulheres por meio deste link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/496032




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.