Serviço Estação de Tratamento de Esgoto de Venturosa começa a funcionar

Publicado em: 11/03/2019 18:13 Atualizado em: 11/03/2019 18:15

Crédito: Compesa
Crédito: Compesa

Entrou em operação a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da cidade de Venturosa, na região Agreste. A obra, que visa ampliar os serviços de esgoto em todo o Estado, levará água a mais de 11 mil pessoas nos bairros da Cohab e Centro e nos loteamentos Arco-íris e Nossa Senhora das Graças.

A segunda etapa do empreendimento, que está em execução, atenderá mais 4 mil moradores nos bairros do Mutirão (incluindo o Bacural), Campo Grande e Rio dos Bois, possibilitando ampliar para 95% a cobertura de esgotamento sanitário em Venturosa. No total, a obra recebe um investimento de R$ 33,5 milhões, recursos da Caixa/ FGTS, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional), com contrapartida do Governo do Estado.

Na primeira etapa da obra foram implantados 30 quilômetros de rede, além de duas estações elevatórias (bombeamento) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), unidades que já permitem colocar o sistema em funcionamento. Para complementar o empreendimento, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalha para construir mais duas estações elevatórias, além de realizar o assentamento de 16,4 quilômetros de tubulações (rede coletora, ramais de calçada e emissário).

A segunda fase da obra está 10% concluída e deve ficar pronta no final deste ano. “No entanto, à medida que o serviço vai sendo executado nessa etapa, já vamos realizando as interligações dos imóveis à rede coletora, tendo em vista que a Estação de Tratamento foi construída para atender toda demanda da cidade”, pontua o presidente da Compesa, Roberto Tavares.Nesse momento, as frentes de serviço estão atuando no Bacural, localidade que faz parte do bairro do Mutirão.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.