Calendário Unidades de saúde que atenderão em horário alternativo em março são divulgadas Estratégia garante que usuários que trabalham em horário comercial tenham acesso aos serviços básicos

Publicado em: 07/03/2019 16:48 Atualizado em: 07/03/2019 17:00

Foto: Andrea Rêgo Barros/Divulgação.
Foto: Andrea Rêgo Barros/Divulgação.
Em março, 46 unidades de saúde da rede municipal do Recife funcionarão, pelo menos uma vez por mês, com horário alternativo, isto é, após o expediente convencional. De segunda a sexta-feira, os atendimentos aos moradores cadastrados em cada unidade acontecem das 17h às 21h. Aos sábados, o serviço é prestado entre 8h e 12h. O calendário completo está disponível no site da Prefeitura do Recife.

O objetivo da Secretaria de Saúde do Recife é facilitar o acesso dos usuários do SUS aos serviços básicos, sobretudo para quem não tem tempo de frequentar os postos durante o horário comercial. O atendimento em horário alternativo foi criado no fim do ano passado. Todo mês, o órgão divulga o calendário com as unidades que funcionam com esse esquema.

As unidades disponibilizam, no horário alternativo, consultas médicas e de enfermagem, confecção de cartão do SUS, atualização do cartão vacinal, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis, com distribuição de preservativos e atividades educativas. Como alguns procedimentos precisam ser agendados, os usuários devem procurar a unidade de saúde de referência para saber mais informações.

A Policlínica Salomão Kelner, localizada em Água Fria, já funciona com horário alternativo diariamente. As quatro Upinhas do Recife que têm atendimento 24 horas (Upinha Doutora Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro; Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Upinha Doutor Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, e Upinha Professor Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo) já contam com o horário estendido para consultas marcadas até as 19h de segunda a sexta-feira. Elas também funcionam até as 21h nos dias programados para a ação do horário alternativo.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.