Folia de Momo Carnaval do Recife reuniu mais de 1,6 milhão de pessoas

Publicado em: 06/03/2019 15:09 Atualizado em:

Crédito: Paulo Paiva/ DP Foto
Crédito: Paulo Paiva/ DP Foto

Cerca de 1,6 milhão de brincantes circularam pelos 45 polos do carnaval do Recife neste ano. Com 2,7 mil apresentações realizadas, a capital pernambucana teve 97% de ocupação hoteleira, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). A movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, entre a segunda-feira (pré Carnaval) até a terça-feira de Carnaval, foi de 226 mil pessoas, um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No Terminal Rodoviário do Recife (TIP), passaram cerca de 45 mil passageiros, um aumento em torno de 15% em relação ao movimento normal.

Um total de 1.050 artistas participaram do carnaval do Recife, além de 672 apresentações de agremiações. Entre o domingo, a segunda e a terça, o Bairro do Recife registrou uma média de 300 mil pessoas por dia. Somente na noite de abertura, mais de 60 mil pessoas se reuniram no Marco Zero. No sábado, mais de 100 mil pessoas foram ao Recife Antigo.

Pela internet, mais de 380 mil pessoas acompanharam as 40 horas de transmissão ao vivo dos palcos do Marco Zero, Arsenal e Rec-Beat, no Facebook e Youtube. Nos canais da Prefeitura do Recife e Carnaval do Recife, a campanha de combate à violência contra a mulher gerou mais de 900 mil pessoas impactadas organicamente (sem uso de patrocínio) pelo clipe. Houve mais de 55 mil interações (reações e comentários) e mais de 4 mil compartilhamentos. E outras 120 mil pessoas foram impactadas pelo manual na sua versão ilustrada.

Polos

O maior público foi registrado na Lagoa do Araçá, onde a banda Baiana System atraiu mais de 30 mil pessoas, no domingo. No Alto José do Pinho, cerca de 15 mil pessoas frequentaram o polo, que recebeu Natirus, Otto, além de Zé Brown e da banda Devotos, dona da casa, que lançou seu novo disco. A Várzea registrou a mesma média de público e teve como ponto alto da programação os shows de Cordel do Fogo Encantado e Natiruts.

Casa Amarela e Campo Grande, onde se apresentaram artistas como Jorge Aragão e Fafá de Belém, respectivamente, também superaram a média de público dos anos anteriores e receberam de 10 a 12 mil pessoas por dia. Na Praça do Arsenal, a média foi de 12 mil pessoas por noite.

Já no Centro, o Pátio de São Pedro recebeu até 10 mil pessoas por noite. O Pátio do Terço recebeu um público de até 6 mil pessoas por noite. O Mercado da Boa Vista, a Praça da Independência e a Rua da Moeda atraíram uma média de 3 mil pessoas por noite.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.