Carnaval Desfile do Galo leva multidão para ruas do Recife

Publicado em: 02/03/2019 18:57 Atualizado em: 02/03/2019 19:07

Foto: Ricardo Fernandes/Spia/Esp. Dp
Foto: Ricardo Fernandes/Spia/Esp. Dp
 
A chuva do início do dia não desanimou os foliões neste sábado de Zé Pereira. Uma multidão tomou conta das ruas no centro do Recife para brincar o 42° desfile do Galo da Madrugada. Neste ano, o maior bloco de rua teve como tema "Frevo Mulher". 

Alegria, criatividade e bom humor não faltaram nas escolhas das fantasias. Das tradicionais passistas de frevo, cangaceiros, caveiras mexicanas passando também para questões mais sérias, como o figurino que fez uma crítica a Brumadinho.

Com carros alegóricos e 24 trios elétricos, o Galo percorreu 6km pelos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo. Ainda não há dados consolidados sobre a quantidade de pessoas que circularam, mas a expectativa era atrair mais de 2,5 milhões de pessoas e manter o título de maior bloco do mundo, segundo o Guiness Book.

Alguns foliões aproveitaram para permanecer no centro da capital para curtir os shows que acontecerão à noite no Marco Zero. 

Acessibilidade no Carnaval de Pernambuco
O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura do Recife, promoveu a 9ª edição do Camarote da Acessibilidade. Cerca de 300 pessoas com deficiência tiveram no local em espaço reservado no Pátio do Carmo. O Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes ressaltou a importância do PE Conduz para os participantes do camarote. 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
"Este ano, tivemos 14 vans que fizeram o transporte das pessoas com deficiência física até o camarote. Além desse espaço inclusivo, que também estão situados nos municípios de Olinda, em Bezerros e em Vitória de Santo Antão, garantir o transporte dessas pessoas com segurança e conforto faz parte do nosso planejamento. Ao final do desfile, todos foram levados de volta", destacou o gestor.

Pinto da Madrugada
Foto: Roberto Ramos/ DP/ D.A Press
Foto: Roberto Ramos/ DP/ D.A Press
 
Mas, mesmo com o encerramento do Galo da Madrugada hoje, os foliões poderão brincar pelo 11° ano o Pinto do Madrugada, a versão mirim do Galo, que será nesta terça-feira (5). O bloco espera atrair cerca de 100 mil pessoas, sendo uma excelente oportunidade para as crianças despertarem para a alegria do universo carnavalesco, seus elementos culturais e históricos. A concentração acontece a partir das 08h30, na Praça Sérgio Loreto, em frente à sede do maior bloco do mundo.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.