disputas Concurso de agremiações carnavalescas traz 206 agremiações de 11 modalidades diferentes

Publicado em: 01/03/2019 21:30 Atualizado em: 01/03/2019 21:37

As mais autênticas manifestações da cultura pernambucana se encontram no Concurso de Agremiações Carnavalescas. Ao todo são 206 agremiações em 11 modalidades diferentes. As categorias especiais e o grupo 1 desfilam na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro de São José, centro do Recife, e somam 86 agremiações. Já nos grupos 2 e de acesso desfilam na Avenida do Forte, no bairro do Cordeiro, Zona oeste da cidade, e totalizam 120 agremiações.

Todas as disputas acontecem, de forma simultânea, no domingo (3), na segunda (4) e na Terça-Feira Gorda (5), sempre a partir das 15h. Elas integram o Ciclo Carnavalesco organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os prêmios somam R$ 730.500. 

No domingo, as categorias a desfilarem na Avenida Nossa Senhora do Carmo são as troças carnavalescas, os blocos de pau e corda e os maracatus de baque virado. Já na segunda-feira, é a vez de disputarem os bois de carnaval, as tribos de índios, clubes de bonecos e escolas de sambas. Na Terça-Feira Gorda, desfilam os ursos (la ursa), os maracatus de baque solto, os caboclinhos e os clubes de frevo.

“Há registros de que esse concurso de agremiações tenha começado em 1930. Primeiro, ele era organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e depois passou a ser gerido pela Prefeitura do Recife”, conta o assessor técnico da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Albemar Araújo. 

Segundo ele, esses concursos são fundamentais para manter viva a tradição, a diversidade e a riqueza das agremiações que fazem o Carnaval e a cultura da cidade do Recife. “Você não encontra essa pluralidade de manifestações em nenhum outro estado brasileiro. Aliás, em nenhuma cidade. Cada agremiação tem suas peculiaridades e suas especificidades e muitas deles são centenárias, com mais de 120 anos, e participam desse concurso desde que ele foi criado, com o objetivo de valorizá-las e manter viva essa chama do nosso povo”, afirma Araújo. 

Para quem quiser conferir a programação completa, com o nome de cada agremiação, o dia e o horário em que cada uma delas desfila, pode acessar o site da Prefeitura do Recife, através do link https://bit.ly/2EGpcar.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.