Carnaval 2019 Pernambuco deve receber dois milhões de turistas

Publicado em: 28/02/2019 13:29 Atualizado em: 28/02/2019 14:05

Paulistas foram maioria em Pernambuco no carnaval passado. Foto: Teresa Maia
Paulistas foram maioria em Pernambuco no carnaval passado. Foto: Teresa Maia
A estimativa do governo do estado é receber dois milhões de turistas em Pernambuco no carnaval deste ano. No ano passado, passaram pelo estado 1,7 milhão de turistas. “Temos o carnaval de rua legítimo, mais democrático do país. Com nossa roupa, nosso sotaque, nosso jeito”, afirmou Rodrigo Novaes, presidente da Empetur. O carro-chefe da ação de promoção do destino Pernambuco teve como mote a celebração do centenário do boneco gigante Zé Pereira, que deixou sua cidade natal, Belém de São Francisco, para celebrar o carnaval no Recife. Ele chegou à capital na quarta-feira, com a companheira, a boneca Vitalina.

Segundo cálculos do governo, entre os brasileiros que curtiram a festa em Pernambuco no ano passado, os paulistas foram maioria, sendo 27,52% do total de visitantes. Entre os estrangeiros, os argentinos foram líderes, com 39,19% do total. O gasto médio individual diário foi de R$ 231,37. O tempo médio de permanência foi de quatro dias. A taxa de ocupação nos equipamentos hoteleiros dos municípios ficou em 89,83%.

Ontem, o Ministério Público de Pernambuco recomendou ao comando geral da Polícia Militar uma série de medidas ao efetivo que vai atuar no policiamento ostensivo no período do carnaval. Entre as medidas, aplicar o uso da força policial com base nos princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade, além de uso de identificação nas fardas. Foi destacada, ainda, a necessidade de assegurar o direito à livre manifestação dos jovens da periferia ao se expressarem por meio da música e dança. Questionado sobre excessos policiais no período de carnaval e o estrago que podem causar à imagem do turismo do estado, Novaes disse que não poderia falar pela pasta de segurança, mas, ao mesmo tempo, ressaltou a queda no número de homicídios em Pernambuco.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.